Mercedes pega todo mundo de surpresa e revela novo carro em Mônaco

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A Mercedes vem dando trabalho para o coração dos entusiastas da equipe na Fórmula 1. O time não vem mostrando um bom desempenho e nem de longe lembra a equipe que dominou a Fórmula 1 nos últimos anos. Mas um lançamento fora das pistas trouxe um sorriso aos admiradores da marca alemã.

Na presença de Lewis Hamilton e George Russell, a Mercedes-Benz revelou um novo carro conceito em Mônaco: o Mercedes-AMG PureSpeed Concept, previsto para ser lançado nas ruas em 2025. O destaque deste veículo é a inclusão inovadora do Halo, dispositivo introduzido na Fórmula 1 para aumentar a segurança dos carros, juntamente com a ausência do para-brisa.

O Halo, presente na F1 desde 2018, substitui o que tradicionalmente conhecemos como coluna A nos carros. Para garantir a segurança dos ocupantes, o veículo também vem equipado com dois capacetes especialmente projetados para serem utilizados neste novo modelo da Mercedes.

A estreia do Mercedes-AMG PureSpeed Concept ocorreu na região do porto de Mônaco nesta quarta-feira (22), e uma série limitada de 250 unidades estará disponível apenas para os maiores colecionadores da marca.

Não existe lei brasileira para tal veículo

De acordo com o Contran, órgão regulador do trânsito no país, o para-brisa é considerado um componente essencial do veículo. Portanto, não existe legislação específica para carros sem para-brisa, muito menos para aqueles com o Halo. A única exigência é que, se o veículo possuir para-brisa, ele deve ser laminado.

É possível que essa legislação seja criada no futuro, especialmente à medida que mais esportivos sem para-brisa aparecem no mercado, como o McLaren Elva e o Lamborghini Aventador Roadster, por exemplo.

O Mercedes-AMG PureSpeed Concept foi inspirado no hipercarro Mercedes-AMG ONE e possui várias partes em fibra de carbono, especialmente na parte inferior do veículo.

O capô longo e a dianteira baixa, com uma aparência de “nariz de tubarão”, são características típicas de um modelo superesportivo. As coberturas das rodas traseiras são completamente fechadas para melhorar a aerodinâmica, enquanto as dianteiras são abertas para otimizar o fluxo de ar. Pequenos defletores transparentes na parte frontal e nas laterais direcionam o vento sobre o cockpit.

No lançamento do carro em Mônaco, a pintura exibida recebe o nome de vermelho Le Mans, combinando-se com o cinza grafite e um padrão preto da AMG. Essa escolha é uma homenagem às cores do modelo vitorioso da marca na corrida Targa Florio de 1924, na Sicília, que foi originalmente pintado de vermelho, cor típica dos veículos italianos.

Naquela época, os carros de corrida alemães eram tradicionalmente pintados de branco. A adoção da pintura vermelha tinha o propósito de evitar que os fãs nacionalistas interferissem no progresso do Mercedes durante a corrida.

Essa estratégia mostrou-se eficaz, resultando na vitória do Mercedes 2 litros quatro cilindros número 10, com Christian Werner ao volante. O número 10, aliás, também é encontrado nas asas dianteiras do novo Mercedes, em referência à vitória na Targa Florio há 100 anos.

Outros detalhes de design também homenageiam o automobilismo. Os dois suportes traseiros atrás dos assentos lembram carros de corrida lendários, como o 300 SLR, no qual Sir Stirling Moss e Denis Jenkinson venceram a Mille Miglia de 1955, na Itália.

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