No último fim de semana, no GP da Grande Emília-Romagna de Fórmula 1, a pole position conquistada pelo tricampeão Max Verstappen não apenas o levou à vitória apertada contra Lando Norris da McLaren no domingo (19), mas também o igualou a dois importantes recordes da categoria máxima do automobilismo mundial.
Ao garantir a sétima pole consecutiva na temporada de 2024, Verstappen se igualou ao francês Alain Prost, que alcançou o mesmo feito em 1993. Além disso, sua oitava pole consecutiva (incluindo a última corrida do ano passado) o colocou ao lado do também tricampeão Ayrton Senna, o único piloto até então a conquistar a pole position oito vezes seguidas, nas temporadas de 1988 e 1989.
Recorde histórico pode vir em Mônaco
Caso Max Verstappen consiga o melhor tempo na sessão de classificação deste sábado (25), em Monte Carlo, no GP de Mônaco, ele ultrapassará a lenda brasileira do automobilismo.
Em Ímola, o piloto da Red Bull expressou o quão especial seria superar o recorde de Senna em Mônaco. Vale ressaltar que Senna é conhecido como o “Rei de Mônaco”, com seis vitórias no circuito urbano, e suas voltas de classificação lá também são consideradas lendárias.
Vale lembrar que Senna estabeleceu um recorde histórico em Mônaco ao vencer seis corridas no principado. O primeiro triunfo veio em 1987 pela Lotus. As outras cinco conquistas vieram de forma consecutiva pela McLaren: 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.
No número de vitórias nas ruas de Monte Carlo, Verstappen já está mais longe de Senna. Com duas vitórias, o holandês vai em busca do terceiro triunfo. No atual grid da Fórmula 1, apenas Lewis Hamilton com três vitórias, tem mais conquistas no lendário local do que o astro da Red Bull.