O triunfo surpreendente de Lewis Hamilton em Silverstone não só trouxe o piloto de maior sucesso da história da F1 de volta ao degrau mais alto do pódio, dois anos e meio após sua última vitória. O feito do heptacampeão mundial também destacou novamente a figura de seu ‘anjo da guarda’ na Mercedes, o engenheiro de pista Peter Bonnington.
A ligação entre os dois é muito próxima, com ‘Bono’ acompanhando Hamilton em todas as fases de sua jornada em Brackley, desde os triunfos até o drama esportivo de Abu Dhabi 2021, e permanecendo ao seu lado na longa caminhada de volta ao sucesso. Não foi surpreendente que ele estivesse ao lado de Hamilton no pódio, e a emoção de ambos não passou despercebida, mesmo no contexto do mercado de transferências.
Grande parceria seguiria na Ferrari?
Na Grã-Bretanha, muitos especialistas consideram favoravelmente uma possível mudança de Hamilton para a Ferrari, ao lado de Bonnington. A razão é simples: o “choque cultural” de trocar a Mercedes pela Ferrari poderia ser atenuado pela presença de um apoio tão vital para a carreira de Hamilton quanto o de “Bono” na última década.
Maranello também ganharia uma figura de valor absoluto, considerada por muitos na F1 como uma das maiores referências em sua função específica. Contudo, entre o desejo e a realização, como sempre na categoria, existem cláusulas e contratos a serem considerados.
No podcast Inside The Piranha Club, os jornalistas Ben Hunt e Rebecca Clancy discutiram a possível transferência iminente de Hamilton para a Ferrari e consideraram a possibilidade de Bonnington fazer uma mudança semelhante.
“Será interessante ver o que acontecerá com a mudança de Mercedes e Lewis para a Ferrari. Não sei se Bono irá embora”, comentou Hunt, um conhecido escritor do site Autosport.com. A hipótese é que a Mercedes tenha protegido contratualmente o engenheiro de pista de Hamilton: “Cláusula anti-caça furtiva? Não tenho certeza”, acrescentou Hunt.
“Perguntei a algumas pessoas próximas de Lewis nas últimas duas corridas e elas ainda não sabem. Então, acho que é uma daquelas coisas em que teremos que esperar para ver. Tenho certeza de que ele gostaria de levá-lo com ele porque o vínculo entre os dois é muito sólido.”
De acordo com informações reunidas pela FormulaPassion.it em março, cerca de um mês e meio após o anúncio da mudança de Hamilton para a Ferrari, a impressão é que Riccardo Adami, atual engenheiro de pista de Carlos Sainz e anteriormente ao lado de Sebastian Vettel, continua sendo o favorito para acompanhar o astro britânico em sua chegada à Ferrari. O engenheiro bresciano está na equipe de Maranello há quase uma década, tendo chegado no início da temporada de 2015.