A Globo foi, por muitos anos, a casa da Fórmula 1 no Brasil. Ela foi responsável por transmitir grandes emoções da categoria, porém ficou marcada por transmitir as conquistas de Ayrton Senna, que foi tricampeão mundial da categoria. Porém, a passagem da principal competição do automobilismo teve fim ao final de 2020, quando a emissora não renovou o contrato dos direitos de transmissão. Em 2021, ela passou a ser da Band e segue por lá atualmente. Porém, rumores apontam que a Globo pode voltar a exibir a categoria.
Nos últimos dias, rumores apontam que a Band estaria com alguns pagamentos atrasados, com relação aos direitos de transmissão da categoria. Ainda, também é apontado que a Liberty Media estaria em negociações com a Globo, para que a categoria possa ser transmitida no SporTV e algumas corridas importantes sejam transmitidas na TV aberta. Em meio as especulações, também surgiu a informação que o Grande Prêmio da Itália, realizado no último domingo (1°) pode ter sido a última prova exibida na Band.
Em meio a rumores, Globo pode voltar a ter a F1 e Band ainda pode abandonar a categoria antes do previsto
Atualmente, o contrato entre a Band e a Liberty Media, detentora dos direitos de transmissão da Fórmula 1, vai até 2025. Porém, rumores apontam que a emissora pode largar a categoria já nos próximos dias, antes mesmo do GP do Azerbaijão. Mesmo com muitas especulações, a Band não deve se desfazer da categoria dessa maneira. Ao menos, ela deverá cumprir o contrato que já possui.
Um possível rompimento antes do previsto poderia gerar um grande impacto financeiro na emissora, já que precisaria arcar com multas e compensasões financeiras para a Liberty e as empresas que compraram cotas de patrocínio. Ainda, a Globo é um dos destinos menos prováveis da F1 no país.
Vale lembrar que em 2020, em meio as negociações com a emissora da família Marinho, o F1 TV Pro, serviço de assinatura da categoria, foi um entrave nas negociações. A exibição da categoria na Globoplay, como tem sido especulado recentemente, seria prejudicial para o produto vendido pela categoria. Assim, ao menos uma exibição exclusiva no app de streaming da Globo deve ser vetado pela Liberty Media.