Felipe Massa perde “título” na Fórmula 1 para surpresa de muitos torcedores

0

Felipe Massa é um dos grandes nomes na história da Fórmula 1 e certamente do automobilismo brasileiro. Seus anos na principal categoria da velocidade mundial, lhe renderam algumas marcas e feitos. Porém, uma delas caiu por terra justamente no Brasil, um “título” que pertencia ao brasileiro, mas acabou tomado por um alemão.

Nico Hulkenberg, piloto da Haas, foi desclassificado da corrida do GP de São Paulo da Fórmula 1, marcando a primeira vez em 17 anos que um piloto recebe uma bandeira preta. O dono desse “título” de último a ser desclassificado era Felipe Massa, que foi punido no GP do Canadá em 2007.

A desclassificação de Hulkenberg ocorreu porque ele recebeu ajuda dos comissários para retornar à pista após perder o controle do carro e não conseguir voltar por conta própria. A corrida de domingo (3) em Interlagos foi impactada por chuvas intensas, que deixaram a pista escorregadia e provocaram várias saídas de pista, incluindo a do piloto da equipe americana.

A punição a Hulkenberg foi fundamentada na proibição de assistência externa aos pilotos, de acordo com o artigo 53.2 do código esportivo da F1: “Exceto nas situações descritas nos Artigos 26.7d) ou 57.3, qualquer piloto cujo carro pare em uma área que não seja o Pit Lane durante uma sessão de sprint ou corrida e receba assistência física para retornar à pista poderá ser desclassificado daquela sessão”.

Por que Massa acabou desclassificado?

No caso de Felipe Massa em 2007, a punição foi aplicada ao brasileiro, que competia pela Ferrari, e a Giancarlo Fisichella, da Renault, por terem deixado o pit lane enquanto o sinal vermelho estava ativado, o que proibia a saída da área dos boxes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.