O carismático Nigel Mansell deixou saudades em muitos fãs da Fórmula 1. Seu estilo corajoso, arrojado e, por que não dizer, extravagante, colocou o inglês entre os pilotos mais reconhecidos das décadas de 1980 e 1990.
Mansell conquistou um título mundial, em 1992, e obteve 31 vitórias, mas uma de suas grandes frustrações foi nunca ter vencido o Grande Prêmio de Mônaco, apesar de ter chegado perto algumas vezes.
O inglês largou por cinco vezes na primeira fila no circuito de Mônaco e conquistou duas poles, mas só conseguiu subir ao pódio em duas ocasiões, com dois segundos lugares, em 1991 e 1992.
Este último foi o momento em que o Leão ficou mais próximo da vitória. Cinco anos antes, Nigel abandonou a corrida enquanto liderava. Outro abandono na liderança aconteceu em 1984, em um 3 de junho.
1984 – Passou onde não deveria
Um piloto ainda não muito reconhecido apesar de estar na Fórmula 1 desde 1980, Nigel Mansell surpreendeu ao conquistar a segunda posição no grid do Grande Prêmio de Mônaco de 1984. Em meio a condições climáticas desafiadoras, o Leão permaneceu em segundo lugar até ultrapassar o líder Alain Prost na 11ª volta.
Aumentando o ritmo, o piloto da Lotus começou a se distanciar dos demais até que, na volta 16, perdeu aderência ao escorregar na faixa branca delimitadora do tráfego comum de Monte Carlo e colidiu com a barreira de proteção. Com a asa traseira danificada e um pneu furado, Mansell tentou levar o carro de volta aos boxes, mas acabou rodando novamente e desistindo da corrida.
1987 – O motor deixou na mão
Já sendo reconhecido como uma das estrelas da Fórmula 1, Mansell conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco de 1987 e era visto como o favorito à vitória. De fato, na primeira parte da corrida, o piloto inglês não enfrentou dificuldades de Ayrton Senna e Nelson Piquet e conseguiu abrir uma vantagem significativa.
No entanto, na volta 30, Mansell enfrentou problemas com o turbo do motor Honda e acabou sendo ultrapassado por Senna, que então partiu para sua primeira vitória em Monte Carlo, de um total de seis. Piquet completou a histórica dobradinha brasileira no Principado.
1992 – Um pesadelo chamado Ayrton Senna
Em 1992, Mansell chegou a Monte Carlo após conquistar cinco vitórias nas cinco primeiras corridas da temporada, um feito inédito na Fórmula 1 até então. Considerado o favorito para mais uma vitória, o Leão obteve uma pole position impressionante e liderou a maior parte da corrida. No entanto, na 71ª volta, a apenas sete voltas do final, um pneu começou a perder pressão, forçando Nigel a fazer uma parada nos boxes para trocá-lo.
Em uma recuperação impressionante, Mansell estabeleceu um novo recorde de volta na pista e rapidamente se aproximou do novo líder, Ayrton Senna. O Leão então lançou um ataque agressivo em busca da liderança, porém o brasileiro defendeu-se com maestria e conquistou sua quinta vitória em Monte Carlo.