Diretamente da Europa: surge um novo Ayrton no kart com apenas 10 anos

0

A inspiração em Ayrton Senna continua a ultrapassar fronteiras, e a trajetória do jovem Ayrton Jon Tonna é um reflexo disso. Piloto de kart com apenas 10 anos, nascido em Malta — uma ilha localizada ao sul da Itália —, ele compete usando um capacete nas cores do lendário Ayrton Senna, seu maior ídolo.

Essa admiração começou através de Jonathan Lee Tonna, pai do kartista, que também é fã de Senna. “Meu pai corria com carros de fórmula em subidas de montanha, e o Senna sempre foi uma grande inspiração para ele desde a juventude”, conta Ayrton.

Atualmente, o jovem maltês participa de diversos campeonatos de kart pela Europa, especialmente na Itália, onde estão as principais equipes da região. Seu próximo desafio será o prestigiado Troféu Ayrton Senna, em sua 29ª edição, que acontecerá no Circuito de Nápoles, em Sarno, entre os dias 6 e 8 de dezembro.

“Essa será nossa última corrida de 2024. Sempre foi um sonho disputar essa prova em homenagem a ele. Nunca estivemos nesta pista, mas estamos ansiosos pela experiência”, afirma Ayrton.

O motivo da inspiração em Ayrton Senna

O piloto explica que os valores e a trajetória de Senna foram determinantes para que o tricampeão mundial de Fórmula 1 se tornasse sua maior inspiração. “Senna me inspira a buscar o sonho de ser piloto de Fórmula 1. Sua determinação, habilidade, gentileza e implacabilidade na pista o tornam especial. Tento seguir seus passos. Ele acreditava em Deus e na Bíblia, assim como eu. Suas frases me motivam muito, especialmente durante as competições”, revela.

Depois de conquistar títulos em Malta, como o Entry Level National e a Rotax Micro Challenge em 2022, Ayrton ampliou seus horizontes e passou a competir na Itália em 2023. Lá, sagrou-se campeão regional da categoria GR3 sub-10 na ACI Coppa Italia, organizada pela federação que regula os principais campeonatos automobilísticos do país, incluindo a Fórmula 4 Italiana.

Em 2024, ele participou de etapas do Campeonato Italiano de Kart. Além do capacete inspirado em Senna, Ayrton utiliza outros itens que remetem ao ídolo, como luvas, a carenagem da marca DAP — usada por Senna nos karts — e o número 12, amplamente associado ao piloto brasileiro.

“É uma honra carregar o nome de uma lenda como Ayrton Senna e competir com suas cores. Sempre que possível, corro com o número 12 dele, e isso me dá ainda mais motivação”, diz Ayrton.

Além do sonho de chegar à Fórmula 1, o jovem maltês nutre o desejo de visitar o Brasil. “Nunca estive no Brasil, mas quero muito conhecer o país, visitar a família do Ayrton Senna e prestar minha homenagem”, completou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.