David Coulthard na Fórmula 1: história, pódios e curiosidades

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Um dos nomes mais lembrados dos fãs da Fórmula 1, principalmente nos anos 90 é o de David Couthard. Muito citado por ser companheiro de Mika Hakkinen e um nome forte da McLaren, o escocês ainda faz parte do circo da categoria sendo ‘repórter’ em algumas das corridas da atual temporada.

Mas você por acaso se lembra da carreira do ex-piloto nas pistas? Pois é isso que vamos relembrar a partir de agora. Fatos, curiosidades e números que mostram o real motivo do piloto ser um dos símbolos da categoria, tendo um lugar especial no coração dos fãs.

Primeiros anos nas pistas

Aos 11 anos, Couthard já ostentava vitórias em diversos campeonatos locais de kart, incluindo o Scottish Junior Kart Championship e o Scottish Kart Championship. Além disso, ele também participava de competições no Reino Unido, onde conquistou o título no Cumbria Kart Racing Club Championship, em 1985.

Em 1989, Coulthard fez a transição do kart para o automobilismo. Nesse período, ele triunfou no campeonato de menor porte da P&O Ferries Formula Ford 1600 Junior. Esse feito o tornou o primeiro com o prêmio de Jovem Piloto do Ano da McLaren/Autosport, o que lhe possibilitou testar um carro de Fórmula 1 da McLaren.

Já em 1990, ele embarcou para a Bélgica para representar a Grã-Bretanha na EFDA Nations Cup, formando equipe com Nicky Hart e conquistando a 9ª posição. Ao longo desse ano, ele também foi selecionado pela Vauxhall Motorsport para uma participação única no British Touring Car Championship (BTCC) em Brands Hatch, onde encerrou a prova em 13º lugar

Já em 1992, Coulthard migrou para a série Internacional de Fórmula 3000, onde enfrentou dificuldades de competitividade e se classificou em 9º lugar. Entretanto, em 1993, ele se juntou à equipe Pacific Racing, conquistando uma vitória e alcançando o 3º lugar na classificação da série.

Em 1994, Coulthard fez a mudança para a equipe Vortex, beneficiando-se do apoio de um investidor privado que possibilitou sua participação na equipe. Em sua única corrida pela equipe, realizada em Silverstone, ele conquistou a 3ª posição.

Piloto de Fórmula 1

Ainda em 1994, David Coulthard foi recrutado pela equipe Williams, assumindo o lugar deixado vago pelo falecimento de Ayrton Senna. Como resultado, ele fez sua estreia no GP da Espanha, ficando em 8ª posição na qualificação. Em seguida, conquistou seus primeiros pontos ao terminar em 5º lugar no Canadá.

No entanto, a equipe optou por dispensá-lo na corrida seguinte, na França, permitindo que o campeão de 1992, Nigel Mansell, fizesse uma única aparição devido à pressão do fornecedor de motores Renault. Essa mudança impactou negativamente o relacionamento entre Williams e Coulthard, mas ele retornou para o GP da Inglaterra, onde terminou em 5º lugar.

David Coulthard enfrentou duas desistências consecutivas nas duas corridas seguintes, mas conseguiu marcar pontos em três corridas consecutivas, incluindo um pódio com um 2º lugar em Portugal. Pouco depois, Mansell retomou seu lugar nas últimas três corridas da temporada. Coulthard encerrou o campeonato em 8º lugar.

Em novembro, o escocês se envolveu em uma disputa contratual. Durante o GP da Austrália, ele optou por deixar a Williams e assinou contrato com a McLaren. No entanto, a Williams alegou que tinha o direito de exercer a opção de mantê-lo e que ele estava vinculado a um contrato de três anos com a equipe.

A administração de Coulthard argumentou que a opção da equipe não era vinculativa. Como resultado, a disputa foi levada ao Contract Recognition Board da Fórmula 1, que decidiu a favor da Williams, forçando David Coulthard a permanecer na equipe.

Couthard também teve importantes conquistas

Em 1995, David Coulthard retornou à equipe Williams, sendo companheiro de Damon Hill. O ano teve um início polêmico, com Coulthard e o piloto da Benetton, Michael Schumacher, sendo desqualificados no primeiro evento no Brasil devido a irregularidades no combustível, apesar de Coulthard ter terminado em 2º lugar.

Após uma apelação bem-sucedida, os resultados originais de ambos os pilotos foram restaurados. Nas cinco corridas seguintes, Coulthard enfrentou quatro abandonos, intercalados com um 4º lugar em San Marino.

Apesar do desempenho instável no início da temporada, David Coulthard conseguiu conquistar quatro pódios, apesar de mais dois abandonos consecutivos nas corridas da Bélgica e Itália. No GP de Portugal, a Williams introduziu uma versão atualizada de seu carro, o Williams FW17B. Coulthard conquistou a pole position e liderou a maior parte da corrida, alcançando sua primeira vitória na Fórmula 1.

Além disso, ele subiu ao pódio em mais duas ocasiões em Nürburgring e Aida, mas enfrentou abandonos nas duas últimas corridas em Suzuka e Adelaide. Ao fim da temporada, David Coulthard terminou em 3º lugar no Campeonato de Pilotos, contribuindo para que a Williams assegurasse o segundo lugar no Campeonato de Construtores.

No ano subsequente, Coulthard assinou com a equipe McLaren, onde permaneceu de 1997 a 2004, acumulando 12 vitórias, sendo a última delas no Grande Prêmio da Austrália. Após esse período, ele fechou contrato com a Red Bull, encerrando sua carreira na Fórmula 1 em 2008.

Curiosidades sobre o piloto

David Coulthard desempenha um papel importante como embaixador da organização de caridade Wings For Life, que se dedica a apoiar pessoas com lesões na coluna vertebral. Além disso, ele foi honrado com a nomeação como membro da Ordem do Império Britânico (MBE) nas celebrações de aniversário de 2010, em reconhecimento aos seus notáveis serviços prestados ao automobilismo.

Por fim, Coulthard também atua como embaixador da prestigiada marca Mercedes-Benz e contribuiu no desenvolvimento do Mercedes-Benz SLS AMG como parte de sua colaboração com a empresa.

Os pódios de David Couthard na Fórmula 1

No total, o ex-piloto acumulou uma carreira extensa na Fórmula 1. Pra se ter uma ideia, foram 9 companheiros de equipe e 15 temporada disputadas. Foram 13 vitórias na categoria, com12 Pole Positions cravadas, além de 62 pódios. Couthard somou ao longo dos anos um total de 535 pontos.

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