Consultor da Red Bull crava o REAL motivo para saída de Adrian Newey da equipe
No primeiro semestre deste ano, a Red Bull surpreendeu e, após diversos rumores e especulações, confirmou que o renomado projetista Adrian Newey está de saída da equipe. Na equipe desde 2005, quando ela disputou sua primeira temporada na Fórmula 1, Newey foi o responsável por projetar os carros que deram títulos para Sebastian Vettel e Max Verstappen. Newey deixará de ser funcionário da equipe no primeiro semestre de 2025.
Até o momento, Newey não falou sobre o principal motivo que levou ele a deixar a Red Bull. Porém, para o consultor da equipe, Helmut Marko, a saída está relacionada a morte do dono da marca austríaca, Dietrich Mateschitz, e a reestruturação que eles tem passado internamente. O empresário que comandava a esquadra austríaca veio a falecer em outubro de 2022.
“É claro que, com a morte de Dietrich Mateschitz, uma certa mudança ocorreu. Ele era basicamente o único líder. Ele tomava decisões rápidas. Tudo isso, claro, agora… A empresa e tudo mais tem que ser configurado de forma diferente, porque você não consegue encontrar outro indivíduo assim e ele não pode ser substituído por apenas uma pessoa. Isso também pode ser parte da mudança. Acho que essa foi a principal razão da decisão de Newey de procurar um novo desafio”, afirmou Marko em entrevista a emissora austríaca ORF.
Mesmo com saída da Red Bull, Adrian Newey ainda seguirá trabalhando em carro da equipe
Adrian Newey deixará de ser funcionário da Red Bull no primeiro trimestre de 2025, porém ele ainda seguirá apoiando a equipe no desenvolvimento do RB17, hipercarro da equipe que foi projetado por ele. Mesmo que já esteja fechado com a Aston Martin, Newey estará apoiando a equipe nos testes finais e últimos ajustes do carro.