Como Lawrence Stroll construiu império que o permite sonhar com estrelas na Aston Martin?

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Lawrence Stroll, o multimilionário que lidera a equipe Aston Martin F1 e ajudou a garantir a carreira de seu filho Lance na F1, construiu sua fortuna através de investimentos estratégicos e negócios no setor da moda.

A riqueza de Stroll, de 65 anos, aumentou consideravelmente nos últimos anos, com a última estimativa o classificando como a 812ª pessoa mais rica do mundo. Segundo a Forbes, seu patrimônio líquido em abril de 2024 é de US$ 3,9 bilhões, um aumento em relação aos US$ 2,4 bilhões registrados em 2016.

Esse crescimento coincide com seus investimentos no automobilismo, começando com a liderança do consórcio Racing Point para obter uma equipe de F1 e, posteriormente, investindo pesadamente na montadora Aston Martin.

Como Lawrence Stroll acumulou sua fortuna?

A fortuna de Lawrence Stroll tem raízes nos negócios de moda da família. Nascido em Montreal, Canadá, em 11 de julho de 1959, Stroll, cujo sobrenome original é Strulovitch, herdou o nome de seu pai, Leo, que tinha origens na Rússia e era um importador de moda, tendo introduzido a marca Pierre Cardin no Canadá.

Stroll cresceu ao lado do pai e, ao completar 17 anos, recebeu a licença para a linha de roupas infantis da Pierre Cardin no Canadá. Ele dedicou a década seguinte à expansão da marca em todo o país.

Após 15 anos, Stroll teve a oportunidade de competir com Ralph Lauren por uma licença de carro – na época, a marca do estilista começava a ganhar popularidade nos Estados Unidos. Embora Lauren tenha vencido o carro, Stroll conseguiu uma nova licença, com a empresa Poloco SA, para gerir a Polo Ralph Lauren na Europa.

Em 1989, Stroll se associou a Silas Chou, um fabricante têxtil de Hong Kong conhecido por meio de seus pais, para fundar a Sportswear Holdings. Sob a Sportswear Holdings, a marca Ralph Lauren prosperou na Europa, e a dupla também fez investimentos significativos na Tommy Hilfiger.

Enquanto Silas Chou se tornou o principal acionista, cuidando do fornecimento e da distribuição, Lawrence Stroll assumiu a responsabilidade pelo marketing e pelo crescimento da empresa, atuando no conselho de diretores entre 1992 e 2002. Em 2000, a Sportswear Holdings movimentava US$ 2 bilhões anualmente, um aumento significativo em relação aos US$ 25 milhões de 11 anos antes. A empresa também adquiriu a Pepe Jeans em 1991, e Stroll atuou como CEO do grupo de 1993 a 1998.

Outro empreendimento notável de Stroll foi a compra da marca Michael Kors em 2003, quando a Sportswear Holdings investiu US$ 85 milhões para adquirir 85% da empresa. Stroll foi co-presidente da Michael Kors de 2003 a 2011, e, com a empresa abrindo o capital na Bolsa de Valores de Nova York em 2011, seu valor subiu para US$ 3,6 bilhões. A Sportswear Holdings vendeu o restante de sua participação na Michael Kors em 2014.

Tornando-se bilionário, Stroll começou a investir em sua outra paixão: automobilismo. Seu interesse por carros de corrida era evidente, tendo adquirido o circuito de Mont-Tremblant em 2000.

Família Lawrence Stroll: Um piloto de F1 que acompanhou cada passo do caminho

Com Claire-Anne Callens, nascida na Bélgica, Stroll teve dois filhos na década de 1990: Chloe e Lance. Enquanto a família vivia em Genebra, Suíça, Lance iniciou sua carreira no kart no Canadá e na América do Norte, onde conquistou o prêmio de novato do ano de Quebec em 2008 e o prêmio de piloto do ano no ano seguinte.

Seu sucesso no kart chamou a atenção da Ferrari, que o contratou para sua academia de pilotos em 2010. A primeira corrida de carro de Stroll ocorreu em 2014 na Florida Winter Series, uma competição não oficial organizada pela Ferrari Driver Academy, onde competiu ao lado de futuros rivais da F1, como Max Verstappen e Nicholas Latifi. O melhor resultado de Stroll foi um segundo lugar em Homestead-Miami.

Stroll fez sua estreia em competições de campeonato na F4 italiana, onde a influência de seu pai foi crucial. Lawrence investiu pesadamente na Prema, com estimativas não oficiais indicando que ele teria investido cerca de £ 60 milhões para garantir que seu filho tivesse acesso aos melhores equipamentos e técnicas.

Após vencer o Campeonato Italiano de F4 em sua primeira tentativa, Lance subiu para a F3, onde terminou em quinto lugar na classificação geral em 2015 e venceu a série em 2016, apesar das críticas sobre a fraqueza da competição.

Rumores de que Lawrence estava investindo US$ 10 milhões na equipe Williams de F1 foram desmentidos quando a equipe contratou Lance como piloto de desenvolvimento e, posteriormente, como piloto de tempo integral na temporada de 2017.

Lawrence Stroll: De magnata da moda a dono de uma equipe de F1

O tempo de Lance Stroll na Williams foi descrito por seu pai como “tortura”, apesar de ter conquistado 40 pontos em 2017, incluindo um pódio no Azerbaijão.

Aproveitando sua vasta fortuna, Lawrence reuniu um consórcio, incluindo Silas Chou, para formar a Racing Point, comprando a equipe Force India, que estava em dificuldades após uma recuperação judicial. A Racing Point assumiu a equipe a partir da metade da temporada de 2018, com Stroll contratando seu filho Lance e substituindo Esteban Ocon na temporada de 2019.

Em 2020, Stroll liderou um novo consórcio, Yew Tree Investments, para um investimento de US$ 235 milhões na Aston Martin. Stroll tornou-se presidente executivo e aumentou a participação da Yew Tree de 19% para 28% nos primeiros 18 meses. Ele também decidiu fundir a Racing Point com a Aston Martin, renomeando a equipe para Aston Martin F1 a partir de 2021, com Lance formando dupla com o tetracampeão Sebastian Vettel.

Lawrence Stroll: Sua visão para romper o status quo na F1

Embora a intenção inicial de Stroll possa ter sido ajudar seu filho a se destacar na F1, o empresário não está investindo grandes somas de dinheiro na Fórmula 1 por diversão. Desde então, ele comprometeu-se com um grande programa de investimentos para sua equipe, aproveitando o limite orçamentário da F1 e aprovando a construção de uma nova fábrica de F1 perto de Silverstone, que deve começar a operar em breve.

Stroll também conseguiu convencer Fernando Alonso a deixar a Alpine F1 para se juntar à equipe Aston Martin, evidenciando seu compromisso com o sucesso da equipe.

Com Lance se destacando ao lado de Vettel e começando bem ao lado de Alonso, apesar de uma lesão na pré-temporada, a ambição de Stroll em ver sua equipe no auge continua firme. Rumores indicam que a Aston Martin pode estar perto de contratar o renomado designer de F1, Adrian Newey, e até mesmo tentar contratar Max Verstappen.

Coleção de carros de Lawrence Stroll: Um amante de Ferraris vintage

Além de sua paixão pela moda e automobilismo, Stroll também é conhecido por sua impressionante coleção de carros exóticos, especialmente Ferraris. Como revendedor da Ferrari em Montreal, ele possuiu carros como a Ferrari 250 GTO, a GT40, uma F50, uma 288 GTO e uma 275 GTB Spyder. Stroll pagou £ 20 milhões pelo Spyder em 2013 e vendeu seu 250 GTO por £ 50 milhões em uma venda privada em 2018.

Sua coleção inclui ainda um McLaren F1 de 1996 e um Ford GT. Stroll também possuía um superiate chamado Faith, custando cerca de £ 200 milhões e construído em 2017, que apresentava um heliporto, uma piscina com fundo de vidro e um clube de praia. Acredita-se que ele tenha vendido o iate para Michael Latifi e encomendado a construção de um novo superiate para substituir o Faith.

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