Há exatos 43 anos, o mundo do automobilismo viu Alain Prost disputar seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1. Tendo como ponto inicial da carreira a Fórmula Renault e posteriormente na F3, o francês usou de seu talento para convencer a McLaren a dar-lhe uma chance na principal categoria do automobilismo.
Em 13 de janeiro de 1980, Alain Prost entrava na pista de Buenos Aires, pilotando um McLaren M29 equipado com motor Ford-Cosworth. Com um 12º lugar na classificação inicial, ninguém poderia imaginar que esse seria o início de uma das carreiras mais brilhantes do esporte. Nessa primeira corrida, Prost conseguiu um respeitável sexto lugar.
O Início da Jornada de Sucesso de Alain Prost na Fórmula 1
Depois de um excelente ano de estreia com a equipe de Woking, Alain Prost trocou de lado e juntou-se à Renault F1 por três anos. Sua verdadeira ascensão, no entanto, veio após seu retorno à McLaren. Lá, ele inscreveu algumas das páginas mais gloriosas do automobilismo, vencendo três campeonatos mundiais em 1985, 1986 e 1989. Além das vitórias, ele teve uma memorável rivalidade com Ayrton Senna que intensificou ainda mais o seu legado no esporte.
O legado do ‘Professor’ no Mundo da Fórmula 1:
Ao se transferir para a Ferrari, Alain Prost – carinhosamente apelidado de “Professor” pelo seu meticuloso estilo de dirigir – não obteve o sucesso esperado. No entanto, ele encerrou a carreira com chave de ouro em 1993, ao conquistar seu quarto e último título, agora vestindo as cores de Williams.
Ao longo de sua carreira na F1, ele participou de 199 GPs, obteve 51 vitórias, conquistou 33 poles, subiu ao pódio 106 vezes e marcou 41 voltas rápidas. Após pendurar o capacete, Alain Prost permaneceu ligado ao esporte. Ele passou pela sua própria equipe, a Prost Grand Prix, e ocupa atualmente o cargo de diretor não-executivo da Renault F1.
O início humilde em Buenos Aires em 1980 foi apenas o primeiro capítulo de uma trajetória espetacular que transformaria Alain Prost em um dos maiores nomes da Fórmula 1. Sua estratégia precisa e perícia ao volante lhe renderam o apelido de ‘Professor’, uma honraria que resume bem a contribuição que Prost deu ao esporte.