Na última terça-feira (27), o mundo do automobilismo mundial foi pego de surpresa com a saída de Logan Sargeant da Williams, após ele ter se envolvido em mais uma batida, desta vez durante o terceiro treino livre do Grande Prêmio da Holanda. Para o seu lugar, a equipe confirmou que Franco Colapinto, piloto júnior da equipe, será o substituto do norte-americano até o final da temporada.
Com a sua contratação, Colapinto é o 23° argentino a competir pela principal categoria do automobilismo mundial. A última vez que um piloto do país competiu pela categoria foi entre 2000 e 2001, quando Gastón Mazzacane competiu pela Minardi e Prost. Desde então, o país não contou com representantes no grid oficial da categoria. Quando o assunto é vitórias, o retrospecto do país é ainda pior.
Franco Colapinto tem nove corridas para se juntar a grande lista de argentinos na F1
O contrato de Franco Colapinto com a Williams é de nove corridas e não será renovado, já que a equipe inglesa não tem assentos disponíveis. Com esse tempo de permanência já definido, Colapinto terá a chance de conseguir entrar em uma lista seleta de argentinos que já venceram uma corrida na categoria. Até o momento, três pilotos já conseguiram fazer tal feito.
José Froilán González, Carlos Reutemann e Juan Manuel Fangio foram os únicos do país a conseguir terminar uma corrida na primeira posição. Desses nomes, o que teve mais sucesso na Fórmula 1 foi Fangio, que conseguiu conquistar quatro títulos mundiais, fazendo parte da lista dos maiores campeões da F1.