Neste fim de semana do Grande Prêmio de Ímola, realizado entre os dias 17 a 19 de maio, várias homenagens a Ayrton Senna foram realizadas, já que no mesmo Circuito de Ímola onde a categoria iria competir, o brasileiro veio a falecer em decorrência de um grave acidente. Já com 30 anos desde seu falecimento, ainda existem muitas teorias sobre o acidente. Entre eles, está um que coloca a culpa em um Chevrolet Vectra.
O motivo para que o carro da General Motors seja culpado pelo ocorrido é que ele foi o modelo escolhido para atuar como Safety Car naquela etapa, o que até então era inédito na categoria. Logo na primeira volta, um grave acidente obrigou que o Vectra entrasse na pista para poder controlar todo o grid que ainda estava na corrida. Ele permaneceu na pista por cinco voltas, até ser recolhido. Infelizmente, duas voltas depois, Senna sofreu o acidente na Tamburello que tirou sua vida.
Teoria aponta que Chevrolet Vectra foi responsável por diminuir altura do assoalho da Williams de Ayrton Senna
De acordo com a teoria criada, o Chevrolet Vectra, ao ficar na pista por muito tempo, foi responsável por fazer com que os pneus da Williams de Ayrton Senna perdessem pressão, que por sua vez diminuiu a altura do carro. Assim, duas voltas depois, essa diminuição fez com que o assoalho batesse no chão, assim causando o acidente. Porém, essa teoria já foi desmentida por vários cientistas. O motivo para o acidente do brasileiro foi uma solda malfeita na barra de direção.
Porém, a baixa velocidade mantida pelos carros escolhidos para serem utilizados como Safety Car nas corridas foi alvo de críticas pelas equipes e pilotos. Por conta disso, no final dos anos 90, a categoria fechou uma parceira com a Mercedes para utilizar os seus modelos esportivos. Até os dias de hoje, a categoria utiliza modelos esportivos para aturarem como safety car.