Zak Brown, CEO da McLaren, fez uma observação ao sugerir que Adrian Newey ainda tem muito a contribuir para a Fórmula 1, enquanto o renomado guru do design se prepara para deixar a Red Bull no próximo ano.
A Red Bull confirmou recentemente que Newey, uma das figuras mais veneradas na história da F1, deixará a equipe no início da temporada de 2025, após desempenhar um papel crucial no sucesso da equipe de Milton Keynes, colaborando com pilotos como Sebastian Vettel e Max Verstappen.
A questão sobre se Adrian Newey voltará à McLaren após sua saída da Red Bull é uma das muitas especulações que surgiram desde o anúncio de sua partida. Há rumores de que o veterano de 65 anos recebeu propostas de contrato da Aston Martin e da Ferrari nas últimas semanas.
Agora, resta saber se outras equipes, incluindo Mercedes e McLaren, entrarão na disputa para contratar Newey. Uma possível mudança para a McLaren significaria o retorno de Newey à equipe onde passou oito anos entre 1997 e 2005, período em que desempenhou um papel significativo na conquista de dois títulos consecutivos por Mika Hakkinen em 1998 e 1999.
Declaração de Zak Brown pegou muita gente de surpresa
Na semana passada, Eddie Jordan, empresário de Adrian Newey e ex-proprietário de equipe de Fórmula 1, levantou a possibilidade de que o veterano pudesse deixar completamente a F1 após sua saída da Red Bull.
Em uma aparição no podcast Beyond The Grid da F1, Zak Brown surpreendeu aqueles que esperavam uma McLaren na disputa pelo projetista e minimizou a perspectiva de contratar Newey, mas afirmou que é altamente provável que o brilhante designer permaneça envolvido no esporte. Essa declaração além de surpreender, certamentee sacode os bastidores da F1, com “menos” uma equipe na briga pelo profissional de saída da Red Bull.
“Ele é obviamente o designer mais bem-sucedido de todos os tempos e um bom amigo, vamos correr juntos, vamos fazer a história de Mônaco na próxima semana, mas estou muito feliz com a equipe que temos. – afirmou o grande nome da equipe McLaren.