Chefão da Red Bull faz pedido para FIA sobre suposta irregularidade nos carros de Mercedes e McLaren
Christian Horner é mais um nome proeminente a questionar a legalidade das asas dianteiras da Mercedes e da McLaren na Fórmula 1, exigindo uma posição da FIA sobre os carros das equipes adversárias.
Recentemente, as asas dessas equipes têm sido alvo de críticas, pois aparentam flexionar mais do que o regulamento permite. No entanto, elas foram aprovadas nos testes realizados pelo órgão regulador.
As asas dianteiras podem se ajustar para gerar mais downforce, desde que dentro de certas tolerâncias. Apesar disso, Helmut Marko pediu uma investigação mais aprofundada sobre os componentes da McLaren e da Mercedes.
Horner também comentou sobre o assunto: “Acho que os regulamentos são bastante claros e que isso é uma questão para a FIA. Claro, são eles quem realizam os testes e deram a aprovação, mas é necessário revisar os detalhes dos regulamentos.”
“Se olharmos para 2021, especialmente em Baku, houve uma mudança no regulamento das asas dianteiras, e até as nossas passaram por novos testes. É uma questão da FIA, confiaremos neles para resolver isso, mas se as modificações forem aceitas, então todas as equipes devem estar em conformidade também”, concluiu.
Piastri detonou comportamento de Lance Stroll
Oscar Piastri terminou o GP da Itália em Monza na segunda posição, mas poderia ter conquistado a vitória se não tivesse perdido tanto tempo atrás de Lance Stroll. O australiano estava em busca de Charles Leclerc após o segundo pit stop, mas encontrou dificuldades no percurso.
Piastri perdeu dois segundos após ultrapassar Carlos Sainz e ainda estava a oito segundos de Leclerc. A diferença não diminuiu devido à obstrução de Stroll, que já era retardatário na volta 49 e atrapalhou Piastri.
“Perguntei qual ritmo eu precisava para alcançar Charles,” refletiu Oscar sobre o final da corrida. “O ritmo necessário era basicamente o que eu havia feito nas primeiras voltas. Naquele ponto, eu estava bastante otimista.”
Piastri criticou Stroll: “Perdi muito tempo atrás de Carlos e, para piorar, tivemos Stroll, que parecia dirigir como se fosse sua primeira corrida de kart. Não sei o que passou pela cabeça dele ao ver a bandeira azul. Isso custou mais um segundo.”
O australiano acredita que, com uma corrida consistente e uma ultrapassagem ideal, poderia ter vencido. “Eu estava dando o meu máximo para tentar isso. Não poderia ter ido mais rápido. Então, sim, fiquei um pouco decepcionado.”
As imagens de bordo mostram que Stroll deixou Piastri passar quando a bandeira azul foi agitada pela primeira vez, mas permaneceu na linha externa ao entrar na Variante Ascari. Isso fez com que Piastri não conseguisse sair da melhor forma e precisasse frear, resultando na volta mais lenta após ultrapassar Sainz.