Bandeira azul na Fórmula: Quando é usada, regras e características

0

A bandeira azul é uma sinalização que nenhum piloto de alto nível gosta de receber. Afinal, ela indica que um carro está mais veloz vindo atrás e será preciso dar passagem a ele, sem dificultar esta manobra. Ela é usada quando um retardatário está prestes a tomar uma volta e serve para alertar o piloto lento que está na frente, antes de ser ultrapassado.

O aviso é dado pela direção de prova, com os comissários abanando as bandeiras azuis nas margens da pista. Então, seja para o líder ou para os carros que estão na segunda, terceira e outras posições, o retardatário precisará abrir caminho. Quando o piloto dificulta essa manobra, corre o risco de ser punido ou ter que prestar esclarecimentos.

Quais as regras da bandeira azul na Fórmula 1?

As bandeiras azuis servem para orientar os pilotos lentos que existe um carro mais rápido do que eles e precisam permitir a ultrapassagem. Ao longo da história da F1, muitas polêmicas cercam o uso desta bandeira, resultando em punição ao condutor que não seguiu as regras. O problema é que ao atrapalhar a passagem de um carro mais rápido isso pode prejudicar no resultado da prova.

O regulamento indica que os retardatários precisam dar passagem praticamente imediata aos carros mais rápidos. Nos últimos anos, diversas correntes defendem que eles tenham mais tempo para permitirem a ultrapassagem ou mesmo que as bandeiras azuis devem ser excluídas da Fórmula 1. O motivo é que isso deixaria a corrida mais emocionante e desafiadora para os líderes.

Bandeira azul nos treinos

A bandeira azul é costumeiramente usada nos treinos classificatórios e nas sessões livres da Fórmula 1. Ela serve para indicar que um carro mais veloz está vindo atrás, normalmente tentando uma volta rápida enquanto o carro da frente está ainda se preparando para isso. Desse modo, serve para alertar o piloto que será ultrapassado e deverá facilitar essa manobra.

Essa bandeira poderá ser usada na saída do pit lane, para avisar que outro piloto está muito próximo na pista. Então, ajuda a alertar o condutor que está deixando a reta dos boxes, evitando que aconteça um acidente envolvendo este carro em situação mais lenta na pista.

Bandeira azul nas corridas de F1

Em situações de corrida, a bandeira azul é usada para alertar os pilotos que estão prestes a tomarem uma volta de carros mais velozes. Neste cenário, o retardatário precisa ceder a posição ao carro que está chegando, sem atrapalhar e causar qualquer dificuldade durante a manobra.

Mesmo que todos sejam orientados a seguirem este procedimento, é comum que os pilotos percam alguns milésimos ou até mesmo segundos enquanto fazem estas ultrapassagems sobre os carros mais lentos. Além disso, quem não segue as regras recebe punição, caso não respeite a bandeira por três vezes.

Punição para quem não respeita a bandeira azul

Os pilotos que não respeitarem a bandeira azul durante corridas de Fórmula 1 estão sujeitos à penalizações. Geralmente a direção de prova determina que façam uma passagem pelo box sem permitir parada ou então ganham acréscimo de 5 ou 10 segundos no tempo da prova. Os pilotos envolvidos também podem ser convocados após o fim da corrida a prestarem esclarecimentos, para que seja definida uma punição ou não.

Em relação aos treinos de classificação, normalmente a direção de prova avalia cada caso após o fim da sessão. Se decidirem por punição, normalmente o piloto perde posições no grid de largada.

Retardatário quase decidiu título da Fórmula 1

Atualmente é comum que a bandeira azul seja acionada na F1, mas nem sempre foi assim. No GP da Europa de 1997, os fiscais não agiram de forma correta e poderiam ter influenciado diretamente no resultado do campeonato. Naquela época a Sauber usava motores Ferrari e tentou ajudar Michael Schumacher na conquista da taça, que seria sua terceira na carreira.

A disputa era contra o canadense Jacques Villeneuve e chegou até a última prova, disputada em Jerez, na Espanha. O retardatário Norberto Fontana, que conduzia sua Sauber, foi orientado a bloquear Villeneuve de propósito quando fosse tomar uma volta. Porém, a manobra não teve afeito, já que o alemão abandonou a prova e o representante da América do Norte somou a pontuação necessária para ser campeão.

A falcatrua da Sauber também não teria efeito pois Schumacher foi desclassificado do campeonato, já que provocou um acidente ao ultrapassar Villeneuve, sendo punido por atitude antidesportiva. Ele perdeu o vice-campeonato, porém os 78 pontos conquistados seguiram contabilizando para a Ferrari. A corrida de Jerez foi vencida por Mika Häkkinen, com David Coulthard em segundo e o canadense em terceiro.

A bandeira azul é um instrumento para evitar jogo entre equipes que usam o mesmo motor ou possuam ligações comerciais. Embora isso não aconteça deliberadamente, como Mercedes, Ferrari, Honda e Renault são as fornecedoras e existem dez equipes, abre uma hipotese. Além disso, a Red Bull tem duas equipes na F1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.