No mundo da Fórmula 1 um piloto que conquista um título mundial automaticamente grava de vez o nome na história da maior categoria do automobilismo mundial. Quando isso acontece mais de uma vez é ainda mais especial. E esse é o caso de Ayrton Senna.
Muitos fãs do automobilismo querem ver e saber principalmente da disputa do mundial de pilotos da Fórmula 1, nessa questão Ayrton Senna levou três vezes o título mundial (1988 – 1990 – 1991). Mas existe um outro campeonato que somando aos títulos de pilotos, faz Senna ter oito conquistas mundiais na história da categoria.
Os outros cinco mundiais de Senna
O outro campeonato da Fórmula 1 que poucos falam é o mundial de construtores. Tudo que bem que é uma conquista da equipe, mas sem o piloto, como o caneco poderia vir? Seria de fato impossível.
Sendo assim, Senna tem mais cinco conquistas. Começando por 1988, ano do primeiro título do mundial de pilotos. O brasileiro a bordo da McLaren fez um campeonato dominante ao lado de Alain Prost, que naquela temporada ainda não era um ferrenho rival. A equipe inglesa venceu 15 das 16 provas e com a ajuda dos pilotos ganhou com sobras a taça, 199 contra 65 pontos da Ferrari, vitória esmagadora.
Já em 1989, Senna e Prost tornaram-se grandes rivais e a guerra na McLaren estava instalada, mas isso não impediu de o time levar o mundial de pilotos com Prost e o de construtores. Dessa vez, não foi uma goleada como na temporada anterior, mas os ingleses somaram 141 pontos contra 77 da Williams.
Em 1990 Senna buscou a vingança contra Prost que já estava na Ferrari e conseguiu. Em Suzuka o brasileiro garantiu o bicampeonato de pilotos. Já no mundial de construtores ao lado de Gerhard Berger, a McLaren levou o título com 121 contra 110 da Ferrari.
Em 1991 a batalha foi apertada para McLaren, o time ao longo da temporada deixou de ter o melhor carro, rótulo que pertenceu a Williams. Senna contou com um início de temporada arrasador e depois soube administrar pra bater Nigel Mansell na disputa de títulos. Já nos construtores, a equipe de Senna e Berger bateu a equipe de Sir Frank Williams por 139 x 125.
E por último 1994. Esse um ano absolutamente triste. Senna morreu na terceira etapa da temporada no GP de San Marino, sequer conseguiu somar pontos pela Williams, já que não terminou nenhuma das três provas que esteve na pista. Mas seu nome estava na equipe que no fim do ano, mesmo perdendo o mundial de pilotos para Michael Schumacher da Benetton, conseguiu assegurar o título de construtores 118 x 103.