Antes de sua mudança de marca para Audi em 2026, a Sauber anunciou a contratação de mais um membro importante para reforçar sua equipe. Poucos dias após nomear Stefano Sordo como diretor de desempenho, a equipe confirmou a contratação de um novo diretor comercial, que assumiu o cargo no início de junho.
Com a aquisição total da Sauber Motorsport pela Audi se aproximando, à medida que a fabricante alemã se prepara para entrar na F1 em 2026, a expansão das operações em Hinwil está progredindo bem.
A mais recente contratação de destaque é Stefano Battiston, que assumiu o cargo de diretor comercial da Sauber em 1º de junho. Ele se reportará diretamente ao CEO Andreas Seidl. Sua missão será liderar a nova estratégia comercial da equipe enquanto ela se transforma na Audi.
Battiston supervisionará todos os aspectos comerciais da Sauber e, posteriormente, da Audi, incluindo marketing, parcerias, marca e conteúdo, merchandising e desenvolvimento de negócios.
Anteriormente, Battiston atuou como chefe de marketing em Hinwil sob a marca Alfa Romeo e foi promovido de seu cargo atual como diretor comercial do projeto Audi F1, onde liderou o desenvolvimento inicial como entidade comercial. Suas experiências anteriores incluem posições na Maserati e na IWC Schaffhausen.
“A nomeação de Stefano é outro passo importante em nossa transição para nos tornarmos a equipe de fábrica da Audi F1 a partir de 2026”, disse Andreas Seidl, CEO da Sauber e da equipe Audi F1.
Outro grande nome já havia sido anunciado
A confirmação ocorre poucos dias após a Sauber anunciar a contratação de Stefano Sordo, ex-engenheiro da Red Bull e McLaren, como diretor de desempenho. Sordo, que recentemente ocupou o cargo de diretor técnico na RLL Racing na IndyCar, se reportará ao diretor técnico James Key. Com anos de experiência na F1 pela Red Bull e McLaren, Sordo teve um papel crucial nos anos de domínio da Red Bull com Sebastian Vettel entre 2010 e 2013.
Há dois meses, a Audi revelou que os planos para a parceria com a Sauber haviam evoluído. Inicialmente, a Audi AG pretendia aumentar sua participação minoritária, adquirida em 2023, até alcançar 75% da propriedade até o final de 2025.
No entanto, agora a intenção é que a Audi assuma totalmente o controle do Grupo Sauber e da Sauber Holding AG, após um acordo com o atual acionista majoritário, a Islero Investments – holding de Finn Rausing.
Os conselhos de supervisão da Audi e da Volkswagen aprovaram essa mudança de plano. Oliver Hoffmann deixará o conselho de administração da Audi para se tornar o representante geral da equipe Audi F1, sendo responsável pela implementação da entrada da Audi na F1.
Hoffmann será responsável por todos os aspectos da entrada da Audi, incluindo a participação na Sauber, o desenvolvimento da unidade de potência da Audi e a liderança e direção da equipe de F1.
A Audi já confirmou um dos pilotos para a temporada de 2026: o atual piloto da Haas, Nico Hulkenberg, se transferirá para a Sauber em 2025. A identidade do segundo piloto ainda não foi revelada, com o atual piloto da Ferrari, Carlos Sainz, sendo o principal candidato.