Audi bate o martelo e confirma data para o anúncio do 2º piloto da equipe
No dia 24 de julho, a Audi oficializou a contratação de Mattia Binotto para exercer uma dupla função como gerente operacional e técnico do projeto de F1. Durante o fim de semana do GP de Monza, o engenheiro de Reggio foi visto nos boxes da Sauber e concedeu uma interessante entrevista à Sky Deutschland, na qual comentou tanto sobre sua chegada à equipe quanto sobre a escolha do piloto que formará dupla com Nico Hulkenberg.
“Fiquei 18 meses afastado, um período muito longo, mais longo do que o previsto para meu período de jardinagem”, explicou Binotto, acrescentando: “Eu estava esperando por uma grande oportunidade. A Audi era a única equipe onde eu realmente queria participar de um projeto desse tipo. Para mim, é o desafio mais fascinante.” Nos últimos meses, Binotto foi procurado pela Red Bull Powertrain e também pela Aston Martin, mas preferiu esperar por um compromisso sólido e de longo prazo, onde pudesse desempenhar um papel central.
Escolha do segundo piloto da equipe
A escolha de Nico Hulkenberg foi feita antes da chegada de Binotto, mas o ex-diretor da Ferrari tem grande respeito pelo experiente piloto alemão: “Todos conhecemos Nico, ele é um piloto muito rápido e consistente. Excelente em classificações. Acho que ele está muito satisfeito com o nosso projeto e deseja permanecer conosco por um longo período.”
Quanto ao segundo piloto, Binotto ainda não tomou uma decisão. 2025 ainda será um ano desafiador para a equipe, e por isso não há pressa em oficializar o nome. Não é segredo que Valtteri Bottas seja o favorito — e seria uma reconfirmação —, mas diversos pilotos têm sido vinculados à Audi, como Bortoleto, Mick Schumacher e até Sebastian Vettel.
Data sobre decisão: antes do final de setembro
Binotto não se mostrou preocupado: “Vettel? Eu o adoro, já trabalhei com ele no passado. Conhecendo-o, pode-se admirar sua grandeza como pessoa antes mesmo de como piloto. Ainda não tomei uma decisão, vai levar algumas semanas. Quero analisar bem e fazer a escolha certa, não apenas pensando no curto prazo. Mick Schumacher? Ele está na nossa lista, assim como outros pilotos. Não temos pressa, decidiremos antes do final de setembro.”