Desde o início da Fórmula 1, para saber quem será o campeão ao final de todas as corridas realizadas em um ano, é utilizado o sistema de pontos corridos, onde sai como vencedor aquele que acumula o maior número de pontos ao final de cada temporada. Ainda, nos últimos anos, a categoria faz mudanças no sistema de pontos, onde pode aumentar ou diminuir a pontuação de cada pontuação.
Para poder saber qual é o piloto que mais pontuou na história da categoria, o site “Planet F1” fez um levantamento com todos os pilotos que passaram pela categoria e fizeram um Top-10 com aqueles que mais pontuaram na categoria. Michael Schumacher, lenda da categoria, ficou na oitava colocação. Vale destacar que nessa lista, foi utilizada a pontuação original, o que justifica a baixa posição do sete vezes campeão do Mundial de Pilotos da categoria.
Michael Schumacher é um dos únicos pilotos do início dos anos 90 que está em lista dos maiores pontuadores da Fórmula 1
Em levamento realizado para definir os maiores pontuadores da história da Fórmula 1, todos os pilotos fizeram parte da categoria na década de 2010, quando foi realizada uma mudança na fórmula de pontos da categoria, o que aumentou a pontuação por posição. O que menos participou e está no Top-10 é o alemão Michael Schumacher, que esteve na Fórmula 1 até o ano de 2012. Ele ficou na oitava posição.
Além disso, ele é o que deixou a categoria há mais tempo. Em seguida vem Nico Rosberg, que se aposentou em 2016, após conseguir conquistar o Mundial de Pilotos da Fórmula 1, onde bateu o Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe naquela época.