Após revelação sobre salário, outro pedido de Adrian Newey assustou a Ferrari

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Durante a semana surgiram rumores em diversas mídias sobre a pedida salarial de Adrian Newey que teria assustado a equipe Ferrari, apontada como favorita para ser a nova casa do gênio do design na Fórmula 1. Agora, um novo pedido foi revelado e que teria surpreendido o time italiano.

O pedido de Adrian Newey para que um grupo de 20 engenheiros se unisse a ele na Ferrari estaria por trás da “parada abrupta” nas negociações entre as duas partes, segundo alegações.

Newey anunciou em maio que deixará a Red Bull no início de 2025. Desde que se juntou à equipe em 2006, vindo da McLaren, ele desempenhou um papel crucial no sucesso da Red Bull com pilotos como Sebastian Vettel e Max Verstappen.

A Ferrari era considerada a forte candidata para contratar Newey, já que os termos de sua saída da Red Bull, negociados por seu empresário Eddie Jordan, ex-dono da equipe de F1, permitiam que ele começasse a trabalhar com outra equipe em 2025, sem precisar cumprir o período de licença para jardinagem comum nos contratos de F1.

Foi informado que Fred Vasseur, chefe da equipe Ferrari, viajou para Londres poucos dias após a saída de Newey da Red Bull ser anunciada, na tentativa de fechar o acordo. No entanto, diversos relatos nas últimas semanas indicam que a Ferrari ficou atrás da Aston Martin e da McLaren na disputa para assegurar a assinatura de Newey.

Visita de Newey a Aston Martin

Relatórios do mês passado indicaram que Newey visitou a fábrica da Aston Martin em Silverstone após receber uma proposta financeira muito generosa de Lawrence Stroll, proprietário da equipe, durante o fim de semana do Grande Prêmio da Arábia Saudita, em março.

Recentemente, surgiu a informação de que o presidente-executivo da Ferrari, Benedetto Vigna, teria rejeitado as exigências salariais de Newey e expressado preocupações sobre o possível excesso de poder que o renomado designer poderia ter dentro da equipe, caso se mudasse para Maranello.

Uma reportagem da conceituada publicação italiana La Gazzetta dello Sport revelou detalhes adicionais sobre as solicitações de Newey. Segundo a reportagem, o técnico de 65 anos teria pedido a contratação de até 20 engenheiros de destaque para acompanhá-lo na Itália.

Embora a Ferrari esteja disposta a oferecer a Newey um salário de US$ 10 milhões por ano para o cargo de supervisor técnico, a equipe teme que a contratação desses engenheiros possa comprometer a capacidade da Scuderia de respeitar o teto de custos da F1.

Foi sugerido que alguns dos colaboradores de Newey poderiam ser alocados para a operação do Campeonato Mundial de Endurance da Ferrari, que recentemente venceu a 24 Horas de Le Mans pelo segundo ano consecutivo, para mitigar as preocupações com o orçamento. No entanto, essa solução aparentemente não seria uma “opção fácil ou decisiva”.

Além disso, a preferência de Newey por continuar residindo no Reino Unido é vista como um obstáculo para um possível acordo com a Ferrari, embora se afirme que o impasse atual “talvez não seja intransponível”.

Com as chances da Ferrari de contratar Newey diminuindo, rumores surgidos durante o Grande Prêmio da Hungria deste fim de semana indicam que a Scuderia está agora concentrando sua atenção em Enrico Balbo, chefe de aerodinâmica da Red Bull.

A Ferrari está em busca de um novo diretor técnico após o anúncio de Enrico Cardile, que se juntará à Aston Martin, com Frederic Vasseur assumindo temporariamente a supervisão do lado do chassi.

No entanto, os rumores que associam a Ferrari a Balbo são considerados “pouco confiáveis” após a Red Bull ter recentemente o vinculado, juntamente com o diretor técnico Pierre Wache, a um contrato de vários anos depois de uma abordagem da Scuderia em 2023.

Além disso, a decisão de Balbo e Wache de seguir uma nova direção de desenvolvimento com o carro RB20 da Red Bull também é citada como uma das razões para a decisão de Newey de deixar a equipe.

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