Alpine corre o risco de passar a mesma vergonha que a Williams já passou na Fórmula 1

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Tanto a Williams quanto a Alpine enfrentam um desafio similar no início desta temporada da Fórmula 1, já que ambas não contam com um terceiro chassi reserva à disposição em caso de alguma eventualidade.

Esta situação coloca as equipes em risco de um possível contratempo comprometer todo o fim de semana de corrida. Bruno Famin, chefe da equipe Alpine, confirmou essa questão, atribuindo os atrasos antes do início da temporada como a causa raiz do problema.

O carro reserva só estará disponível daqui a duas semanas, no GP da China, com isso a equipe corre o risco de passar a mesma vergonha que a Williams passou na Austrália, mandando para a pista apenas um carro.

Além disso, é de conhecimento público que o carro de 2024 da Alpine foi lançado com excesso de peso, em parte devido a várias considerações, incluindo a necessidade de reforçar o chassi.Durante o inverno europeu passado, a Alpine dedicou esforços significativos para revisar o volume da carroceria, visto que a estrutura anterior do A523 foi considerada demasiadamente volumosa.

Algumas mudanças não corresponderam as expectativas

Entretanto, algumas alterações não seguiram o curso previsto, resultando em desempenhos que diferiram dos dados obtidos nas simulações. Contrariando as expectativas, a nova carroceria não demonstrou ser suficientemente robusta para passar nos testes de colisão lateral.

Para obter a homologação necessária, os engenheiros tiveram que adicionar camadas extras de carbono para reforçar o chassi. No entanto, esse processo teve um claro impacto negativo tanto na massa total quanto no desempenho, devido ao peso adicional.

Realizar modificações substanciais na carroceria implicaria passar novamente pelo processo de aprovação nos testes de colisão lateral, uma questão que as equipes abordam com cautela devido aos custos adicionais envolvidos, preferindo adiá-la para o próximo ano.

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