Alain Prost é considerado um dos maiores nomes da história do automobilismo mundial, ao lado de pilotos com Ayrton Senna, Niki Lauda, Michael Schumacher e muitos outros nomes que gravaram o seu nome na história da Fórmula 1 e do esporte. Nos seus últimos anos como piloto, Prost viveu uma grande rivalidade com Senna. Tudo começou com a ida do brasileiro para a McLaren.
Os dois formaram dupla nos anos de 1988 e 1989. Os dois tiveram grandes duelos dentro das pistas e a relação entre os dois foi azedando aos poucos. O auge da desavença entre os dois aconteceu no Grande Prêmio do Japão de 1989, quando Prost e Senna lutavam pelo título. Numa tentativa do brasileiro ultrapassar, o francês fechou a porta e bateu com ele.
Naquela ocasião, Alain abandonou e Ayrton ainda voltou para a corrida e venceu. Porém, em uma decisão polêmica, a FIA desclassificou Senna. O que poucas pessoas se lembram é que a relação entre os dois melhorou com o passar dos anos.
Alain Prost e Ayrton Senna tiveram uma relação melhor com o passar dos anos
Aos poucos, a relação entre os dois pilotos foi melhorando, mesmo que ele ainda fossem rivais dentro das pistas mas em equipes diferentes. Em 1993, na última corrida de Prost na F1, Senna colocou o adversário ao seu lado no lugar mais alto do pódio. Em entrevista, o francês contou que a relação entre os dois teve uma grande melhora mas que as pessoas não se lembram. Inclusive, ele coloca que não ter mostrado essa amizade para o mundo foi um grande arrependimento de sua vida
“Nos ficamos muito próximos nos últimos seis meses, muito próximos. Nos encontrávamos com muita frequência. É por isso que não gostei do filme do Senna, porque não mostrou a real história do nosso relacionamento nos últimos meses. É um grande arrependimento da minha vida, não mostrar como foi esse relacionamento para o mundo. É o que eu sinto falta em Ayrton”, revelou Prost.