A Fórmula 1 viveu um dos seus piores anos em 1994, por conta dos graves acidentes que foram acontecendo desde o início até a última corrida. O dia 1° de maio de 1994 foi o que mudou de vez a história da categoria onde em um gravíssimo acidente, durante a prova do Grande Prêmio de San Marino, Ayrton Senna veio a falecer. Naquele final de semana, antes da morte do brasileiro, Roland Ratzenberg também bateu forte e acabou falecendo.
Senna deixou um grande legado para a categoria em uma carreira brilhante, que foi interrompida de forma trágica e repentina. Uma dúvida que sempre fica na cabeça do fã brasileiro é sobre como seria o restante da carreira do brasileiro, caso ele não tivesse falecido. Curiosamente, ele chegou a conquistar um título da categoria após a sua morte. Na ocasião, ele foi campeão do Mundial de Construtores de 1994.
Ayrton Senna foi campeão do Mundial de Construtores de 1994 da F1
Ayrton Senna conseguiu fazer três poles positions nas três primeiras corridas da temporada de 1994, porém em nenhuma delas ele conseguiu sequer terminar a corrida. Após o falecimento de Senna, a equipe inglesa optou por colocar outros pilotos na equipe, que formaram dupla com Damon Hill. Com isso, a equipe conseguiu ter bons resultados ao decorrer da temporada.
Mesmo que Schumacher tenha conquistado o seu título ao final daquele ano com a Benetton, a Williams terminou a temporada como campeã do Mundial de Construtores. Por ter começado o ano como piloto da equipe e ter permanecido escrito até o GP de San Marino, Senna é considerado como um dos campeões do Mundial de Construtores daquele ano.