Felipe Massa é considerado um dos maiores pilotos brasileiros que passaram pela Fórmula 1 desde o falecimento de Ayrton Senna em 1994. Seu início na categoria foi na temporada de 2002, quando foi contratado para correr pela Sauber, que naquela época contava com o patrocínio da Red Bull, que anos mais tarde deixaria o posto de patrocinadora para se tornar uma equipe própia.
O seu companheiro naquele ano foi Nick Heidfeld, que havia chegado à equipe em 2001. Ambos não conseguiram ter um desempenho como o esperado, marcado por muitos abandonos e situações inusitadas. Uma delas aconteceu durante o Grande Prêmio do Brasil. Na sessão de warm up, treino que antecedia a corrida, Heidfeld quase foi responsável por causar um gravíssimo acidente.
Nick Heidfeld, antigo companheiro de Felipe Massa, arrancou porta de carro médico
No warm up do Grande Prêmio do Brasil, Enrique Bernoldi perdeu o controle do carro na segunda perna do “S” do Senna e bateu, o que causou uma bandeira vermelha. Assim, o carro médico chegou rapidamente no local onde o acidente aconteceu, devido à proximidade dos boxes. Alguns pilotos já passavam pelo local em baixa velocidade.
Porém, Nick Heidfeld estava em alta velocidade e acertou com tudo a porta do carro médico, que tinha acabado de ser aberta por Alex Dias Ribeiro, que era responsável por pilotar o carro naquela corrida. Por muito pouco, Heidfeld não atropelou o motorista do carro médico. Com danos na porta, o modelo foi substituído por outro, que fica disponível como carro reserva.