Grande metrópole mundial pode ser mais uma cidade no calendário da Fórmula 1

0

Você já está sabendo da novidade? Madri será a nova casa do Grande Prêmio (GP) da Espanha a partir de 2026, desbancando a tradicional pista de Barcelona. O anúncio, após alguns atrasos por questões técnicas, está previsto para ser efetuado nas próximas semanas, segundo informações do jornal espanhol El Mundo.

Após quatro décadas, Madri se prepara novamente para figurar no cenário da Fórmula 1. A corrida será sinalizada ao redor do Centro de Convenções IFEMA (Instituição de Feiras de Madri) e de Valdebebas, uma urbanização próxima ao Aeroporto de Barajas e ao centro de treinamento do Real Madrid.

Por que Madri foi escolhida como nova sede do GP da Espanha?

A mudança do GP da Espanha para a capital do país foi comandada por José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo do IFEMA, em parceria com a presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, e o prefeito da cidade, José Luis Martínez-Almeida. Vale salientar que todo o financiamento para a futura corrida será por meio de investimento privado, sem utilizar recursos do erário público.

Os detalhes e o design específicos da pista serão anunciados apenas em 2024, e acredita-se que o contrato será firmado por uma década, com um budget estimado em torno de € 100 milhões (R$ 536,4 milhões na cotação atual). Contendo cinco quilômetros de extensão, o circuito terá sua principal reta na rua do IFEMA e seguirá a M-11, paralela ao centro de treinamento do Real Madrid.

Quais são as características da pista em Madri?

O circuito então atravessará o terreno que abriga anualmente o festival de música ‘Mad Cool’, retornando ao IFEMA para completar a volta. Tomando o GP de Miami como exemplo, o IFEMA tem planos de integrar o estilo de vida madrileno em várias atividades extra-pista, como música e gastronomia, ampliando a identidade da cidade junto aos fãs.

Um dos grandes benefícios do local é a presença de amplas avenidas em Valdebebas, as quais possuem diversas conexões com vias expressas e estão a uma curta distância do Aeroporto de Barajas, o principal da cidade. Entretanto, segundo as fontes, serão realizadas apenas uma corrida por temporada na Espanha.

Enquanto aguardamos a próxima temporada da Fórmula 1, que retorna no dia 2 de março com o início do campeonato no GP do Bahrein, ficamos no aguardo por mais novidades sobre o novo circuito em Madrid. Assim que tivermos mais informações, compartilharemos por aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.