Por que Juan Manuel Fangio não correu na Fórmula 1 em 1952?

0

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1952 foi marcado por mudanças significativas de regulamento, visando aumentar a segurança dos pilotos. Por conta disso, os carros utilizados eram modelos da Fórmula 2, menos potentes. Além disso, duas marcas, Alfa Romeo e Talbot, optaram por não participar do campeonato.

Os motores da temporada de 1952 estavam limitados a um máximo de 2000 cm3 para aspirados ou 500 cm3 para os que utilizavam turbocompressor. O domínio foi amplamente da Ferrari 500, que venceu sete das oito etapas disputadas. O piloto italiano Alberto Ascari conquistou seis vitórias (Bélgica, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda e Itália), enquanto Piero Taruffi ganhou o GP da Suíça, na abertura do campeonato.

A única etapa que não foi dominada pelos carros de Maranello foi a famosa edição das 500 Milhas de Indianápolis, onde apenas pilotos e carros norte-americanos competiram.

Ascari, considerado o melhor piloto italiano de todos os tempos, garantiu o primeiro de seus dois campeonatos com 36 pontos (considerando os descartes), seguido por Giuseppe Farina, também da Ferrari, com 25. Farina conquistou o segundo lugar atrás de Ascari em quatro corridas (Bélgica, França, Alemanha e Holanda).

Juan Manuel Fangio não participou da temporada

Juan Manuel Fangio não participou da temporada devido a um grave acidente que sofreu durante um treino no circuito de Monza. Ele perdeu o controle de sua Maserati, sendo arremessado para fora do carro, o que resultou em 40 dias de internação hospitalar e cinco meses com pescoço e coluna imobilizados.

A Maserati contou com a participação de dois pilotos: o argentino José Froilán González, que terminou o campeonato em nono lugar, e o italiano Felice Benetto, que ficou em 16º.

Vencedores de cada corrida da temporada 1952

GP da Suíça (Bremgarten) – Piero Taruffi (Ferrari)
GP dos Estados Unidos* (Indianápolis) –  Troy Ruttman (Kuzma-Offenhauser)
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) – Alberto Ascari (Ferrari)
GP da França (Rouen-Les-Essarts) – Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Grã-Bretanha (Silverstone) – Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Alemanha (Nurburgring) – Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Holanda (Zandvoort) – Alberto Ascari (Ferrari)
GP da Itália (Monza) – Alberto Ascari (Ferrari)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.