A bandeira preta e branca na diagonal, como o nome dá a entender, é preta na parte de cima, com branco na parte inferior. Ela é uma das 10 bandeiras presentes na Fórmula 1, servindo para trazer mais segurança aos competidores durante a disputa dos Grandes Prêmios. Porém, é uma das menos utilizadas, embora seja vista como uma espécie de cartão amarelo.
Serve para indicar que o piloto teve alguma atitude antidesportiva, que deverá ser corrigida imediatamente após receber esta sinalização. Ela é mostrada junto com o número do piloto, para que não exista qualquer dúvida em relação a quem cometeu o ato. E se for mostrada, o corredor que não seguir a orientação poderá até ser desclassificado da prova.
Regras da bandeira preta e branca na diagonal
Em primeiro lugar, é importante deixar claro que ela não representa nenhuma punição ao piloto, podendo ser mostrada em qualquer setor da pista. Representa uma orientação sobre a conduta que teve anteriormente, mostrando que a direção de prova não concordou com a atitude.
A bandeira preta e branca na diagonal costuma ser mostrada quando um piloto comete um ato antidesportivo durante uma corrida de Fórmula 1. O código esportivo da FIA determina que ela deverá ser mostrada apenas uma vez, sendo um aviso claro ao piloto. Além da bandeira, será mostrado o número do carro infrator.
Existem diversas situações que podem levar ao acionamento da bandeira preta e branca, sendo ligada principalmente a questões como:
- Ultrapassar o limite de velocidade em um setor;
- Mudar constantemente o carro de direção à frente de um rival;
- Sair dos limites da pista;
- Bloquear de forma indevida tentativas de ultrapassagem;
- Direção perigosa em batalhas contra rivais na pista;
- Causar colisões propositalmente.
Após este sinal, é esperado que o piloto envolvido mude suas atitudes durante a corrida. Também serve para evitar punições displinares, como a necessidade de um driving-through, adicionar tempo ao fim da prova ou mesmo a desclassificação.
Cartão amarelo na Fórmula 1
A bandeira preta e branca é considerada um cartão amarelo na Fórmula 1, para efeito de comparação com o futebol. Portanto, é classificada como um aviso, para impedir que o piloto cometa novamente a mesma ação. Enquanto isso, a bandeira preta é o cartão vermelho, fazendo com que o piloto seja excluído da prova e precise abandonar imediatamente.
Adotando esse modelo de punição, é garantido que o piloto envolvido tenha a chance de corrigir o seu erro anterior durante a própria corrida. Também pode ser comparado com as faltas técnicas em jogos de basquete. No geral, com este alerta é importante que o competidor não cometa a mesma ação durante a prova.
Bandeira preta e branca é pouco usada na Fórmula 1
A bandeira preta e branca na diagonal não foi usada nenhuma vez na Fórmula 1 entre 2010 e 2019, quando foi acionada no GP de Bélgica. Em 2010, foi mostrada a Lewis Hamilton, indicando que estava fazendo muitos movimentos à frante de Vitaly Petrov, na Malásia. Durante a gestão de Charles Whiting, era mais comum o uso de rádio para advertir pilotos e equipes.
Ela é vista como uma ferramenta importante no meio da F1, embora não seja tão comum. É uma maneira clara e objetiva de dar advertências aos pilotos, diferentemente da comunicação por rádio, que muitas vezes é feita diretamente a equipe e poderia conter distorções ou mesmo não ser divulgada ao público que assiste a disputa.
Max Verstappen viu uma bandeira preta e branca na diagonal durante o Grande Prêmio de São Paulo, em 2021, por defender de maneira agressiva a liderança da corrida. A questão é que ele fez isso duas vezes, quando batalhava contra Lewis Hamilton.
É possível ter diferentes interpretações em relação a uma situação de pista na F1, fazendo com que o uso da bandeira preta e branca cause polêmica. Embora sirva para reduzir as condutas antidesportivas, a escolha do controle de prova sobre quando acionar este artefato pode sugerir parcialidade e benefício a determinados pilotos e equipes. Por isso, ainda é pouco usada.