Um dos maiores ídolos do criador de “Dragon Ball”, Akira Toriyama, cuja morte foi anunciada nesta sexta-feira (dia 8), era o piloto brasileiro Ayrton Senna. Durante o auge de sua carreira, Senna foi convidado para participar de uma colaboração na qual a equipe McLaren de Fórmula 1 seria retratada com personagens de “Dragon Ball”. O protagonista da série, Goku, foi representado como Senna.
Nessa época, o piloto brasileiro desfrutava de grande popularidade no Japão. Diversas histórias e ilustrações foram criadas, colocando-o como o principal destaque.
Após essa ilustração, o artista teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Senna em 1990, durante o Grande Prêmio da Alemanha, um momento que ele sempre recordou com carinho em sua vida.
Ele produziu um mangá intitulado “BattleMan F-1 GP”, que combina elementos de ficção com relatos reais, narrando a história desse importante evento e o encontro com Ayrton Senna.
Carreira do criador de Dragon Ball
Nascido em 5 de abril de 1955 em Nagoya, Japão, Akira Toriyama iniciou sua carreira em 1978, quando começou a publicar suas primeiras tiras na renomada revista japonesa de quadrinhos, a Weekly Shonen Jump.
Seu grande sucesso veio com a série “Dr. Slump”, publicada de 1980 a 1984 em 18 volumes, que alcançou grande popularidade tanto no Japão quanto nos Estados Unidos. Além disso, a obra foi adaptada para uma série de anime que foi ao ar de 1981 a 1986.
Logo após concluir “Dr. Slump”, Toriyama lançou o trabalho que o tornaria famoso mundialmente: “Dragon Ball”. Os quadrinhos foram publicados semanalmente de 1984 a 1995 e compilados em 42 volumes. Uma adaptação animada da série foi iniciada em 1986 e, em diversas fases, continuou até 1997.
Além de sua contribuição para o mundo dos mangás, Toriyama também deixou sua marca ao projetar o design de personagens para jogos de videogame como “Dragon Quest” e “Chrono Trigger”. Após o grande sucesso nas décadas de 80 e 90, o artista se dedicou a projetos menores e colaborações.