Bandeira branca na Fórmula 1: Quando é usada, regras e informações

0

A bandeira branca é um dos instrumentos de segurança usados na Fórmula 1, com o objetivo de deixar as corridas mais tranquilas. Porém, diferentemente das outras bandeiras, esta é mais usada nas sessões livres e de treinamento. Ela serve para indicar aos pilotos que existe algum veículo muito lento a sua frente, que provavelmente não é outro carro de F1.

Sendo assim, serve para orientar o condutor, fazendo com que preste ainda mais atenção nos próximos trechos da pista, ficando em alerta para mudar bruscamente a direção se for necessário. É uma sinalização diferente da bandeira amarela, que exige a redução de velocidade, neste caso, o pedido é por concentração máxima ao volante.

Regras da bandeira branca na Fórmula 1

As regras da FIA indicam que a bandeira branca deverá ser mostrada para carros que estão mais rápidos que os da frente. Ela serve para indicar que algum veículo lento está na pista, podendo ser um guincho, carro médico ou safety car. Então, ela serve para orientar os pilotos a terem cuidado, evitando possíveis acidentes.

Nem sempre a bandeira branca indica que os pilotos de Fórmula 1 precisam reduzir a velocidade do carro ou mesmo parar a corrida. Mas, funciona principalmente como um sinal de alerta, para que percebam os veículos estranhos que estão na pista e podem causar algum problema, em caso de desatenção.

Na F1, a bandeira branca é acionada na última curva e na reta dos boxes, na parte final dos treinos livres dos fins de semana, indicando que existem pilotos fazendo largadas há qualquer momento, partindo da reta dos boxes. Portanto, aquela região poderá conter carros mais lentos, que precisam ser ultrapassados com cuidado.

Diferentemente da Fórmula 1, na Nascar uma bandeira branca é agitada para informar aos pilotos sobre o início da última volta das corridas. Então, neste caso serve para alertar aos corredores que a última volta está prestes a iniciar.

Tipos de bandeiras brancas

  • Estática: Alerta os pilotos sobre a presença de um veículo lento na pista;
  • Acenada: Sinaliza possível obstrução de veículos lentos;
  • Com iniciais SC: Informa sobre a entrada do safety car.

Punições para quem não segue a regra

O piloto que não respeitar a sinalização de bandeira branca poderá sofrer punições. Os comissários irão avaliar a gravidade da ação, podendo aplicar drive-through, stop and go ou ainda bandeira preta ao piloto, em casos gravíssimos. Desse modo, não cumprir a regra atrapalhará no desempenho ao longo da corrida em si e de todo o campeonato.

A reputação do piloto que descumpre a orientação da bandeira branca também poderá ser prejudicada. Quando os torcedores e outros competidores ficam sabendo de uma atitude como esta na pista, sendo considerado um ato irresponsável, o caráter do piloto que não seguiu a regra é colocado em xeque.

Diferenças entre bandeira branca e bandeira azul na F1

A bandeira branca e a bandeira azul estão relacionadas a presença de veículos mais lentos na pista de corrida e podem ser confundidas. Embora a aplicação delas tenha o mesmo princício, cada uma é usada numa diferente situação de disputa.

Em relação a bandeira azul, é acionada para alertar os retardatários que estão tomando volta, para que permitam a ultrapassagem do carro mais veloz que vem atrás e está na frenta na disputa. Então, devem dar passagem, atrapalhando o mínimo possível o desempenho do adversário. Quem não segue a regra pode tomar punição por jogo sujo.

Embora a bandeira branca também esteja ligada a carros mais lentos, normalmente os veículos referidos não são da Fórmula 1, que estejam correndo no GP, e sim veículos que auxiliam a direção de prova, como safety car. Além disso, ela é mostrada para o carro mais rápido, diferente da azul, que é indicada ao veículo mais lento.

Bandeira branca é usada em corridas de F1?

Sim, embora seja mais acionada durante os treinos e sessões livres, ela também é usada durante as corridas. Neste caso, orienta os pilotos, principalmente, sobre a presença de veículos diversos na pista ou até mesmo de comissários que estejam limpando o circuito após algum acidente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.