O notável domínio da Red Bull e de Max Verstappen na temporada de Fórmula 1 de 2023 os levou a serem incluídos na lista de indicados ao Prêmio Laureus 2024, conhecido como o Oscar do esporte mundial.
A indicação foi anunciada na manhã desta segunda-feira (26) em Madri. A cerimônia de premiação, uma das mais prestigiadas no mundo do esporte, está marcada para ocorrer na capital espanhola em 22 de abril.
Vencedor do prêmio em 2022, Max foi novamente indicado na categoria de Atleta Masculino do Ano após sua impressionante temporada, na qual conquistou incríveis 19 vitórias em 22 corridas na principal categoria do automobilismo. O piloto de 26 anos alcançou seu terceiro título na Fórmula 1 e agora busca seu segundo Laureus.
Max Verstappen terá adversários de peso pelo prêmio
Entretanto, a competição não será fácil, considerando os pesos dos nomes presentes na lista, que são tão significativos quanto o de Verstappen. Concorrendo ao prêmio estão o tenista sérvio Novak Djokovic, líder atual do ranking da ATP; o argentino Lionel Messi, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos; o astro do Manchester City, Erling Haaland; o recordista mundial do salto com vara, Mondo Duplantis; e o velocista norte-americano Noah Lyles.
A impressionante trajetória do holandês o coloca entre os maiores vencedores da história da F1. Com um total de 54 vitórias, Verstappen fica atrás apenas de Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (103).
Depois de assegurar o bicampeonato do Mundial de Construtores, a Red Bull entrou na lista de indicados ao Prêmio Laureus de Equipe do Ano. Além das 19 vitórias de Verstappen, Sergio Pérez conquistou o primeiro lugar do pódio duas vezes, totalizando 21 triunfos para a equipe de Milton Keynes.
A escuderia da marca de energéticos só não venceu o GP de Singapura, que foi conquistado por Carlos Sainz, da Ferrari. No campo dos taurinos, os concorrentes também estão à altura da atual campeã da Fórmula 1: a Seleção Espanhola de Futebol Feminino, campeã da Copa do Mundo Feminina; o Manchester City, atual detentor do título da UEFA Champions League e do Mundial de Clubes da FIFA; os Springboks, a Seleção Sul-Africana de Rugby, vencedora da Copa do Mundo; a Seleção Alemã de Basquete Masculino, triunfante na Copa do Mundo; e a Equipe Europeia da Ryder Cup, uma competição de golfe.
Além de Verstappen, outros pilotos de Fórmula 1 que já foram agraciados com o Laureus de Atleta do Ano são Schumacher (2002 e 2004), Sebastian Vettel (2014) e Hamilton (2020). O piloto da Mercedes, inclusive, compartilhou o troféu com Messi em uma ocasião.