5 curiosidades sobre Graham Hill: O primeiro Mister Mônaco

0

No dia 15 de fevereiro de 1929, nascia um dos grandes ícones da história da Fórmula 1: Norman Graham Hill. Hill conquistou o título mundial da categoria duas vezes, em 1962 e 1968, e se destacou por ser o único piloto a alcançar a Tríplice Coroa do automobilismo.

Além de garantir cinco vitórias no famoso Grande Prêmio de Mônaco. Por mais de uma década, Hill deteve o recorde absoluto de participações em corridas na Fórmula 1, com 176 provas, em uma era em que o número de corridas era significativamente menor do que nos dias atuais.

Damon Hill, filho de Graham, também deixou sua marca nos anais da Fórmula 1 ao se tornar o primeiro filho de um campeão mundial a repetir o feito do pai em 1996. Após isso, apenas Keke e Nico Rosberg igualaram essa conquista da família Hill. Falando sobre o grande Graham Hill, vamos recordar algumas curiosidades sobre este piloto inglês.

Capacete icônico

A emblemática pintura dos capacetes de Graham Hill – e de seu filho Damon – tem suas raízes no mundo do remo. Antes de se tornar piloto, Hill foi um remador dedicado, representando o Southsea Rowing Club, o Auriol Rowing Club e, por último, o London Rowing Club.

Quando começou a competir nas pistas, Graham adotou a pintura de seu capacete baseada no boné utilizado no London Rowing Club, caracterizado por um tom de azul escuro com as pás dos remos em branco. Em sua autobiografia, Hill mencionou que o remo desempenhou um papel crucial em sua carreira como piloto, ensinando-lhe valiosas lições de disciplina.

Primeiro Mister Mônaco

Nas décadas de 1960, poucos pilotos dominaram as sinuosas ruas de Monte Carlo como Graham Hill. O piloto inglês já havia triunfado no Grande Prêmio de Mônaco em 1963 e 1964, repetindo a vitória em 1968 e 1969. No entanto, seu feito mais notável ocorreu em 1965.

Naquele ano, enquanto liderava a corrida, Hill teve que realizar uma frenagem brusca para evitar uma colisão com o carro imóvel de Bob Anderson na chicane do Porto. Hill saiu de sua BRM, empurrou o carro para trás sozinho e retornou ao cockpit para continuar a corrida.

Apesar de cair para o quinto lugar, o inglês demonstrou uma recuperação magistral e conquistou a vitória. Com cinco triunfos em Mônaco, Hill recebeu a alcunha de “Mister Mônaco”, título que só seria quebrado em 1993 por Ayrton Senna.

O primeiro patrocínio

Durante a década de 1960, os carros de corrida exibiam pinturas que representavam as bandeiras dos países das equipes no automobilismo, com logomarcas limitadas aos fornecedores de pneus, óleo e combustível.

Contudo, em 1968, a Lotus desencadeou uma revolução na Fórmula 1 ao adornar seu carro com as cores de seu patrocinador, os cigarros Gold Leaf. Graham Hill entrou para a história como o primeiro piloto a vencer uma corrida pilotando um carro adornado com as cores de um patrocinador, conquistando essa façanha no circuito de Jarama, na Espanha.

Sem perder o humor

Após um sério acidente durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Watkins Glen, Graham Hill fraturou ambas as pernas, um evento que se revelaria um ponto de virada em sua carreira. Curiosamente, apesar da gravidade do acidente, Hill não perdeu seu conhecido senso de humor. Quando perguntado se gostaria de enviar uma mensagem à sua esposa Betty, o bicampeão respondeu com jovialidade: “Apenas diga a ela que não estarei dançando por duas semanas.”

A tríplice coroa

Já com mais de 40 anos, Hill começou a concentrar suas atividades tanto na Fórmula 1, onde seus resultados não eram mais tão expressivos, quanto em corridas de longa duração. Em 1972, o piloto inglês participou das 24 Horas de Le Mans ao volante de uma Matra, ao lado do francês Henri Pescarolo.

Demonstrando consistência e sem enfrentar problemas técnicos ao longo da corrida, Hill e Pescarolo conquistaram a vitória nas 24 Horas, tornando Hill o primeiro – e até então único – vencedor da Tríplice Coroa, que inclui além da corrida em Le Mans, o Grande Prêmio de Mônaco na Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.