Pirelli toma importante decisão para as últimas corridas da temporada 2024 de F1
Às vésperas do GP do Brasil, que contará com a penúltima Sprint Race da temporada, a Pirelli prossegue com seu programa e divulga os compostos selecionados para as três etapas finais do Campeonato Mundial.
Mais uma vez, seguindo a tendência recente, os pneus mais macios da gama P Zero serão os protagonistas, com a exceção do GP do Catar, onde os pneus Hard C1 voltarão a ser utilizados para enfrentar o calor intenso e as forças laterais das longas curvas do circuito de Lusail.
O primeiro GP das três rodadas finais será em Las Vegas, no fim de semana de 24 de novembro. O circuito, localizado na famosa Strip, conhecida por ser a capital mundial do entretenimento e jogos, é uma pista urbana com asfalto, o que justifica a escolha dos compostos mais macios: o Hard será o C3, o Medium será o C4 e o Soft será o C5. Essa mesma seleção de compostos será empregada na etapa final da temporada, que acontecerá na pista de Yas Marina, em Abu Dhabi, no fim de semana de 8 de dezembro.
Desafio no Catar
Entretanto, é necessário ter mais cautela em relação ao circuito que receberá, pela terceira vez, o GP do Catar. Após a resolução dos problemas com os meios-fios que forçaram a F1 a implementar três pit stops na edição de 2023, a pista, próxima à capital Doha, continua a ser desafiadora devido às elevadas forças laterais, especialmente nas longas e rápidas curvas, similares às de Suzuka e Silverstone.
Adicionalmente, o calor extremo deve ser um fator a considerar, embora seja menos intenso do que no ano anterior, já que a corrida ocorrerá em 1º de dezembro e não em meados de outubro. Por isso, os pilotos terão à disposição os três pneus mais duros: Hard C1, Medium C2 e Soft C3.