Alerta na Red Bull é emitido com Verstappen podendo arrumar as malas em 2026

0

Os regulamentos das unidades de potência de 2026 representarão um grande desafio para todas as empresas envolvidas na Fórmula 1. Enquanto a Renault desiste de limitar os custos e busca voltar a ser relevante o mais rápido possível, apostando no fornecimento de motores Mercedes, são principalmente os novos fabricantes que enfrentam incertezas sobre sua competitividade imediata.

Essa preocupação não afeta apenas a Audi, liderada por Mattia Binotto e Jonathan Wheatley, mas também a atual campeã mundial, Red Bull, que se tornará um fabricante de motores pela primeira vez na história no próximo ciclo técnico, embora com o suporte da Ford. O consultor Helmut Marko reconhece que este será um verdadeiro desafio.

Em entrevista ao site German Motorsport-Magazin, o ex-piloto austríaco afirmou que a Red Bull Powertrains será competitiva, embora não possa prever se haverá outro ciclo de vitórias como o que levou Verstappen a conquistar dois títulos consecutivos na era dos carros de efeito solo.

“Até o momento, com base nas informações que temos, estamos em boa forma. Mas é um projeto muito novo para nós e existem fatores como baterias e combustíveis que podem fazer a diferença, por isso é difícil dizer onde estaremos em relação aos nossos concorrentes. Não acho que possamos prever que Mercedes ou Ferrari serão dominantes, porque também seremos rápidos. No entanto, como mencionei, esses dois fatores (baterias e combustíveis) podem ser decisivos.”

Verstappen pode arrumar as malas?

Essa situação de incerteza também pode impactar o futuro de Max Verstappen em Milton Keynes. O campeão holandês tem contrato até 2028, mas sua permanência na Red Bull já foi questionada este ano devido a conflitos internos que envolveram o chefe da equipe, Christian Horner, e o pai de Max, Jos Verstappen, além do próprio Marko.

“Todos sabem que os contratos dos pilotos de ponta incluem cláusulas de rescisão baseadas no desempenho do carro. Se a equipe ou o piloto estiverem insatisfeitos com algo, é possível que o piloto saia antes do final do contrato. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Sebastian Vettel, quando a equipe entrou em declínio após 2013.”

Marko respondeu com bom humor ao jornalista que o questionou se, em 2026, Verstappen poderia ir até seu escritório em Graz para reclamar do desempenho da Red Bull: “Acho difícil que ele venha ao meu escritório. Nessa altura, ele provavelmente já estará em outro carro…” – falou o consultor, aproveitando para deixar o alerta para própria equipe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.