Confirmado: Parceria entre Adrian Newey e Red Bull vem à tona pegando muitos de surpresa
Em setembro deste ano, após diversos rumores e especulações, foi confirmada a ida de Adrian Newey para a Aston Martin na próxima temporada. O renomado projetista estava trabalhando na Red Bull desde 2006 e foi responsável por construtuir os carros vencedores da equipe e que deram títulos para Sebastian Vettel e Max Verstappen. No primeiro semestre deste ano, a equipe já havia confirmado que Newey estava de saída.
Na equipe de Lawrence Stroll, Newey já será integrado ao projeto de desenvolvimento do carro de 2025. Ele só terá grande influência na montagem do modelo para a temporada de 2026. A expectativa é que ele integre a esquadra britânica no primeiro semestre do ano que vem. Porém, mesmo que esteja de casa nova, ele ainda estará colaborando com a Red Bull. Em entrevista à imprensa, ele revelou que estará trabalhando na equipe em 2025 para finalizar o desenvolvimento do RB17, o hipercarro da Red Bull.
“Então, eu ainda estou trabalhando nisso e continuarei trabalhando nisso até o dia 1º de março. E depois desse 1º de março, ainda estarei trabalhando nisso, mas não tanto na fábrica. Será mais conversando com os caras por videoconferência ou qualquer outra coisa, falando via e-mails. E então, quando o carro começar os testes de pista, o que será no próximo verão, eu estarei participando dos testes de pista”, apontou Newey.
Chegada de Adrian Newey na Aston Martin pode influenciar em decisão de Alonso
A contratação de Adrian Newey foi vista por muitos como um grande acerto da Aston Martin, em especial para Fernando Alonso. Em outros momentos, o espanhol já havia declarado o interesse em trabalhar em conjunto com o projetista. A chegada dele, inclusive, já levanta rumores sobre uma possível sequência do ex-Renault na equipe e na Fórmula 1.