Nos últimos tempos tem crescido cada vez mais os rumores sobre uma possível volta de Sebastian Vettel para a Fórmula 1. Inicialmente, o destino do alemão era atrelado como um possível substituto de Lewis Hamilton na Mercedes. Nos últimos tempos, o tetracampeão tem o nome ligado a Audi, que está para iniciar um projeto na categoria.
Sobre a possível ida do piloto para a Audi, uma nova notícia foi revelada. O sonho de Sebastian Vettel de retornar à Fórmula 1 foi frustrado após a notícia de que a Audi não pretende ter dois pilotos alemães na temporada de 2025.
A Audi, que assumirá a atual equipe Sauber para a nova era de regulamentos da F1 em 2026, ainda tem uma vaga disponível para o próximo ano, após contratar Nico Hulkenberg da Haas.
Embora a fabricante alemã tenha mostrado interesse em Carlos Sainz e Esteban Ocon, foi forçada a buscar outras opções depois de perder seus dois principais alvos, que foram recentemente confirmados como novos pilotos da Williams e da Haas, respectivamente.
Vettel, que se aposentou da F1 ao final da temporada de 2022, tem sido frequentemente associado a um retorno neste ano. Recentemente, Helmut Marko, consultor da Red Bull, revelou que “não é mais segredo” que o tetracampeão mundial procurou “uma ou duas equipes de ponta”.
Equipe não quer dois alemães
No entanto, uma reportagem da publicação suíço-alemã Blick informou que a Audi F1 não está disposta a ter dois pilotos alemães competindo entre si em 2025, um golpe significativo nas esperanças de retorno de Vettel.
A revelação também afeta Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher, que “também está fora” da disputa para se tornar o parceiro de Hulkenberg.
Schumacher, que atualmente divide seu papel como piloto reserva da Mercedes com uma vaga na Alpine no Campeonato Mundial de Endurance, havia sido cogitado para um retorno à F1 pela Audi, após perder sua vaga na Haas no final de 2022.
Acredita-se que Valtteri Bottas, o atual titular que completará 35 anos na próxima semana, esteja agora na “pole position” para manter seu assento na Sauber para 2025, enquanto os “rumores persistentes” sobre Vettel e Schumacher devem se dissipar em breve.
Bottas, ex-piloto da Mercedes, deu uma grande pista de que provavelmente permanecerá na equipe ao postar recentemente uma imagem nas redes sociais de seu número de corrida, 77, em um carro de estrada da Audi.
Ainda não está claro o motivo exato pelo qual a Audi está relutante em escalar uma dupla de pilotos totalmente alemães para a F1 em 2025, após a assinatura de um contrato de vários anos com Hulkenberg em abril.
A Audi anunciou recentemente uma série de mudanças de alto nível em sua gestão, incluindo a nomeação do ex-diretor da Ferrari, Mattia Binotto, para os cargos de diretor de operações e diretor técnico. Binotto assumiu após as demissões do ex-chefe da McLaren, Andreas Seidl, e do presidente Oliver Hoffmann, que enfrentaram rumores de disputa de poder.
A contratação de Binotto foi seguida pela nomeação de Jonathan Wheatley como chefe da equipe Audi F1. Wheatley, atual diretor esportivo da Red Bull, deve assumir o novo cargo até julho do próximo ano. Ele desempenhou um papel crucial nos quatro títulos consecutivos de Vettel com a Red Bull entre 2010 e 2013.
No entanto, acredita-se que o relacionamento frio entre Binotto e Vettel tenha sido um obstáculo significativo para as esperanças do piloto de 37 anos de retornar à F1 com a Audi. Binotto era chefe da Ferrari quando Vettel foi dispensado publicamente pela equipe em maio de 2020, o que deixou o piloto de Heppenheim magoado.
Um acordo com a Audi teria possibilitado o retorno de Vettel à equipe com a qual começou sua carreira na F1 em 2007, quando marcou seu primeiro ponto na estreia pela equipe de Hinwil (na época BMW-Sauber) no Grande Prêmio dos Estados Unidos em Indianápolis.