O Japão é um dos países com maior importância na história da Fórmula 1. Por muito tempo, o Grande Prêmio do Japão foi o responsável por fechar a temporada da categoria. Lá, também foi palco de grandes decisões do Mundial de Pilotos. Por exemplo, Ayrton Senna e Alain Prost foram responsáveis por protagonizar dois momentos marcantes da história da F1.
O país também já contou com diversos pilotos na principal competição do automobilismo mundial. Atualmente, o único representante do país é Yuki Tsunoda, que pilota para Racing Bulls, equipe júnior da Red Bull. Ao longo da história, foram 26 representantes do país. Porém, nenhum deles foi capaz de conseguir conquistar uma vitória.
Yuki Tsunoda é o único japonês com chances de vitória na Fórmula 1
Atualmente, sendo o único piloto japones da Fórmula 1, Yuki Tsunoda é a única esperança da terra do sol nascente em conseguir vencer uma prova da categoria. Até o momento, Tsunoda participou de 77 Grandes Prêmios da categoria e já somou, ao longo de sua passagem pela equipe B da Red Bull, 83 pontos . Porém, mesmo que seja a única esperança de vitória nipônica na categoria, as chances de Tsunoda conseguir vencer uma corrida com a VCARB são baixas.
Com um carro em um nível bem abaixo do que as principais equipes da F1, é quase uma missão impossível que a escuderia de Faenza consiga vencer uma prova. A última vez que conseguiu vencer uma corrida na categoria foi em 2020, com Pierre Gasly, no Grande Prêmio da Itália.