Bomba do dia: Chefão da Fórmula 1 é DEMITIDO após oito temporadas

0

Guenther Steiner, que comandou as operações da equipe Haas na Fórmula 1 desde 2016, foi oficialmente desligado de suas funções. O anúncio foi feito pela equipe de origem estadunidense nesta quarta-feira (10).

A trajetória de Steiner na Haas

Guenther Steiner foi o primeiro funcionário contratado pelo proprietário da Haas, Gene Haas, e foi o principal responsável pela formação da equipe que estreou na Fórmula 1 em 2016. Desde então, Steiner tem sido uma peça fundamental no estabelecimento da Haas como uma força estável dentro da Fórmula 1, guiando a equipe a alguns impressionantes sucessos iniciais, incluindo um sexto lugar na estreia da equipe na Austrália e um quinto posto no Bahrein.

Apesar dessas conquistas iniciais, a equipe da Haas tem lutado com o desempenho nos últimos anos, somando apenas três pontos em 2020 e nenhum em 2021. Após um breve ressurgimento em 2022, com uma pole-position de Kevin Magnussen no GP de São Paulo, a Haas voltou a ocupar o último lugar na tabela de pontos em 2023.

A nova estrutura de comando na Haas

Segundo o comunicado oficial da Haas, a mudança de comando busca trazer consistência para a equipe. “Tivemos alguns sucessos, mas precisamos ser consistentes na entrega de resultados que nos ajudem a alcançar nossos objetivos mais amplos como organização”, afirmou Gene Haas, proprietário da equipe.

O time também anunciou que Ayao Komatsu será o novo chefe da equipe. Komatsu, que anteriormente ocupava a posição de diretor de engenharia, tem sido parte da Haas desde sua temporada de estreia em 2016 e é estimado que ele dará um novo impulso à equipe com sua experiência e liderança.

A saída de Steiner

A saída de Steiner chega num momento crucial para a Haas, que busca reverter sua performance recente e retomar sua ascensão dentro da Fórmula 1. Mesmo com essa mudança significativa, a escuderia mantém a esperança de dias melhores.

Ainda assim, a contribuição de Steiner para a equipe não será esquecida, e a Haas expressou seu agradecimento ao agora ex-chefe da equipe em seu comunicado oficial: “Gostaria de começar por estender os meus agradecimentos a Guenther Steiner por todo o seu trabalho árduo ao longo da última década e desejo-lhe felicidades para o futuro”, disse Haas.

Resta saber como essa mudança no comando da equipe Haas impactará no desempenho da escuderia nas próximas temporadas e se a mesma conseguirá retomar sua posição de destaque na Fórmula 1.

A Fórmula 1 retorna no dia 2 de março, com a estreia da temporada no GP do Bahrein. E logo saberemos qual será o rumo que a equipe Haas irá tomar nesta nova etapa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.