A temporada 2024 está esquentando cada vez mais e com a competitividade cada vez maior entre Red Bull e McLaren, Max Verstappen e Lando Norris são os principais postulantes ao título da categoria.
Falando nessa batalha pelo título mundial, um famoso nome ganha importância nessa disputa que gera expectativa para sequência da temporada: Sebastian Vettel.
Lando Norris, piloto da McLaren, busca seguir os passos de Sebastian Vettel em sua tentativa de disputar o título contra Max Verstappen. No entanto, o desafio que enfrenta é ainda maior do que o que Vettel superou em 2012.
Atualmente, Norris está 78 pontos atrás de Verstappen e precisará recuperar essa diferença quando a F1 retornar após a pausa de verão para se tornar campeão. Embora a vantagem de Verstappen seja considerável, com 10 Grandes Prêmios e três sprints restantes, a disputa ainda está longe de ser decidida.
Sebastian Vettel é conhecido por suas impressionantes recuperações em campeonatos. Ele conquistou quatro títulos mundiais, sendo dois deles após grandes reviravoltas. Em 2010 e 2012, Vettel teve que lutar intensamente para vencer.
Em 2010, ele não liderou o campeonato até o final da temporada e conquistou o título no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Em 2012, ele reverteu um déficit de 39 pontos para Fernando Alonso com sete corridas restantes, vencendo quatro corridas consecutivas e superando Alonso nas últimas três etapas, garantindo o título por apenas três pontos.
Vettel pode ser inspiração
Para superar Verstappen, Norris terá que se inspirar na recuperação de Vettel em 2012, pois as probabilidades estão contra ele. Se Verstappen terminar em segundo em todos os 10 Grandes Prêmios restantes, Norris precisará vencer todas as corridas e conquistar pontos extras pela volta mais rápida.
Com três sprints ainda por disputar, há 284 pontos disponíveis. Se Norris conquistar todos os pontos, ele terminaria a temporada com 483 pontos, cinco a mais que Verstappen, assumindo a liderança do campeonato apenas na última corrida em Abu Dhabi.
Apesar das dificuldades recentes da Red Bull, Verstappen mantém a vantagem na disputa pelo título. Mesmo que Norris vença nove corridas, uma única vitória adicional de Verstappen tornaria essa sequência insuficiente para Norris, permitindo a Verstappen conquistar seu quarto título consecutivo de pilotos e igualar o próprio Vettel.