Ayrton Senna é considerado um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, onde ele conseguiu conquistar três títulos mundiais durante sua passagem pela categoria. Ele ainda tinha potencial para ter mais conquistas, porém a sua carreira teve um fim trágico em 1994 quando ele sofreu acidente no Grande Prêmio de San Marino e que foi fatal.
Durante sua carreira como piloto, Senna teve várias rivalidades pesadas, como a que rolou com Alain Prost durante a passagem dos dois pela McLaren. Após a aposentadoria do francês, os dois se resolveram fora das pistas. Uma das brigas que teve dentro do paddock, e que não teve um desfecho positivo, foi com Nelson Piquet. Além da rivalidade nas pistas, Senna chegou a processar o compatriota por conta de algumas falas sobre sua sexualidade. Ao menos nas corridas, Ayrton conseguiu superar alguns números de Nelson, como o de vitórias no GP da Hungria.
Ayrton Senna é o brasileiro com mais vitórias no GP da Hungria
Entre os dias 19 a 21 de julho será realizado o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, que é realizado de forma ineterrupta desde 1986 em Hungaroring. O piloto com mais vitórias nesta prova é Lewis Hamilton, que terminou na primeira posição em oito oportunidades. Entre os brasileiros, Ayrton Senna é o que mais triunfou neste circuito.
Foram três vitórias durante sua passagem pela Fórmula 1. Já Nelson Piquet, um dos seus maiores adversários dentro e fora das pistas, conseguiu vencer em duas oportunidades. Rubinho Barrichello, em 2002, foi o último brasileiro a conseguir um triunfo nesta etapa.