O piloto da Sauber, Zhou Guanyu, revelou que seu empresário está em contato com diversas equipes da Fórmula 1 para assegurar sua permanência na categoria em 2025. Os contratos do piloto chinês e de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, terminam no fim deste ano. Com a confirmação da contratação de Nico Hulkenberg para o próximo ano, pelo menos um deles terá que deixar a equipe.
A Sauber declarou publicamente que Carlos Sainz é seu principal alvo para formar dupla com Hulkenberg a partir de 2026, quando se tornará a equipe oficial da Audi. Com Bottas sendo considerado para um possível retorno à Williams, Zhou confirmou que também está em conversas com outras equipes que têm vagas disponíveis na próxima temporada.
Forte patrocínio é carta na manga de Zhou
O significativo apoio financeiro de Zhou o torna um candidato viável para a vaga de Hulkenberg na Haas. Alpine e Williams também estão considerando o chinês como uma opção.
“Estamos avaliando todas essas diferentes possibilidades”, disse Zhou em Mônaco. “Claro que permanecer na Sauber ainda é uma possibilidade, mas também estou buscando o que é melhor para o meu futuro.”
Zhou destacou que sua intenção de definir seu futuro rapidamente é para evitar depender de apenas uma equipe, como aconteceu em temporadas anteriores.
“Este ano, não quero ser o piloto que fica esperando pela confirmação final de uma vaga, como foi nos últimos anos”, disse ele. “Quero ser o piloto que toma essa decisão, que resolve as coisas mais rápido que os outros. Obviamente, estou avaliando as opções deste ano, mas ainda estou monitorando para ver qual é a melhor. Se você esperar muito, será tarde demais.”
Zhou também não descartou a possibilidade de renovar seu contrato com a Sauber/Audi. “Sim, estamos conversando com Andreas (Seidl, CEO da Sauber) e outras pessoas da equipe, além da Audi. O principal fator é que eles ainda não devem tomar uma decisão a curto prazo, pois acredito que estejam analisando algumas opções.”
“Eu e meu companheiro de equipe ainda somos duas das opções. As coisas não vão se mover tão rapidamente nas próximas semanas, com certeza. Mas estamos conversando e eles ainda têm algum interesse. Então, nunca diga nunca. Vamos ver o que acontece”, concluiu o piloto chinês.