Valtteri Bottas tem um adversário claro na luta por uma vaga na Fórmula 1

0

Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, atuais pilotos da Sauber (Stake F1 Team), estão com abordagens diferentes em relação à duração de uma possível renovação de contrato com a equipe, enquanto a Audi, que assumirá o time em 2026, ainda não decidiu quem será o companheiro de Nico Hulkenberg na próxima temporada.

A Sauber passará a ser Audi em 2026, com Hulkenberg já confirmado para 2025 em um acordo de vários anos. Bottas e Zhou esperam seguir esse caminho e se juntar a Hulkenberg na equipe na próxima temporada. E com isso já são “adversários” pela vaga. O diretor de operações da Audi, Mattia Binotto, está em Monza neste fim de semana, e Bottas confirmou que terá conversas com o italiano.

“Acho que é positivo que um líder esteja chegando. O que precisamos agora nesta equipe é de uma liderança clara e presente”, disse Bottas à imprensa. “Isso será muito bom. Será uma oportunidade de tomar um café com ele também.”

Bottas declarou que está interessado apenas em um contrato de vários anos, buscando estabilidade em sua carreira nos próximos anos. No entanto, o piloto, que já venceu dez GPs na Fórmula 1, não espera resolver seu futuro durante o fim de semana do GP da Itália em Monza.

“Continuamos as discussões sobre o futuro nesta semana”, acrescentou Bottas. “Eu estava na fábrica na terça-feira, e estamos progredindo. Não vamos assinar contratos aqui; estamos focados em correr e nos recuperarmos após um fim de semana difícil. Sempre há a próxima semana.”

Como está a situação de Zhou?

Enquanto a Audi considera suas opções, Zhou apresenta uma alternativa. O piloto chinês, atualmente em sua terceira temporada na F1, estaria disposto a aceitar um contrato de apenas um ano. Essa abordagem permitiria que a equipe mantivesse alguma estabilidade em sua formação de pilotos antes de reavaliar suas opções para 2026, quando os novos regulamentos técnicos entrarão em vigor.

“Conversei com ele na fábrica na primeira semana em que trabalhou junto com a equipe”, disse Zhou sobre Binotto. “Acho que é bom ele estar acompanhando o que acontece na pista e identificar áreas de melhoria usando seu conhecimento e experiência de outras equipes. Isso é benéfico para nós e, claro, do meu lado. Discutir sobre o futuro é um dos tópicos principais”, acrescentou.

Quando questionado pelo portal RacingNews365 se estaria disposto a aceitar um contrato de apenas um ano, Zhou respondeu: “Sim, estou confortável com isso. Não seria a primeira vez que tenho um contrato de um ano, então não mudaria muito para mim. Mas, por outro lado, precisamos ver o que isso pode trazer. Porque, obviamente, com um contrato de um ano, o foco está mais na Audi. No próximo ano, não acredito que haverá grandes mudanças, mas quando a Audi chegar em 2026, acho que será o momento em que veremos uma grande mudança em termos de desempenho e de luta mais próxima dos três primeiros. É onde queremos estar”, completou o piloto chinês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.