O tempo afeta a todos. Nem mesmo os campeões são imunes à passagem dos anos, e isso é ainda mais evidente para aqueles que nunca foram campeões, mas sim bons coadjuvantes. Nesse contexto, a idade de Valtteri Bottas (35 anos em agosto) é um fator significativo nas negociações entre o finlandês e a Sauber.
Na equipe, os dois anos de Bottas-Zhou não estão exatamente empolgantes, e o início de 2024 também não foi agradável. Na Sauber, pelo menos, há uma considerável flexibilidade contratual.
Os contratos de Bottas e Zhou estão programados para expirar no final da temporada: o representante da equipe, Alessandro Alunni Bravi, alertou-os no início da temporada, confirmando que Carlos Sainz é o principal alvo para o futuro próximo. No entanto, Bottas está confiante em relação à renovação.
“Aos poucos estou agitando as coisas”, é o comentário do ex-Mercedes. “Acho que ainda precisamos de mais algumas corridas nesta temporada, espero que com um bom número de resultados as águas possam avançar ainda mais. Neste mercado devemos tentar estar sempre um passo à frente. É nisso que minha gestão está trabalhando: estou focado em dirigir e tenho pessoas atrás de mim tentando ler o mercado e trabalhar em diferentes opções, se for necessário .”
Sainz é o grande alvo da equipe
O objetivo de Alunni Bravi é ter Sainz na equipe. No entanto, o piloto da Ferrari está demonstrando em pista que suas ambições vão além das perspectivas oferecidas pela Sauber, mesmo considerando a entrada da Audi em 2026.
Mesmo que desconsideremos um difícil 2025, não há garantia de que o espanhol seja imediatamente competitivo pela vitória ao guiar para a Audi. Embora ele não tenha essa garantia com a Red Bull (caso Max Verstappen saia), Mercedes ou Aston Martin, não seria um salto total no desconhecido. É por isso que o número 55 está dedicando o máximo de tempo possível para fazer uma escolha decisiva para sua carreira.