Um dos pilotos mais conhecidos do atual grid da Fórmula 1 é sem dúvida o finlandês Valtteri Bottas. O piloto que surgiu de fato na Williams e ganhou status ao ser companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes, hoje luta no fim do grid pela equipe Sauber. Mas uma boa surpresa animou Bottas, dias antes da estreia oficial em 2024.
A equipe Sauber encerrou o primeiro dia de testes no Bahrein com Guanyu Zhou em décimo lugar (+2.567) e Valtteri Bottas em 14º (+3.087), uma diferença significativa em relação ao líder do dia, Max Verstappen, da Red Bull. No entanto, a equipe suíça optou por focar mais em simulações de corrida, com carros mais pesados devido ao maior volume de combustível.
De acordo com Bottas, que está iniciando sua 12ª temporada na Fórmula 1 em 2024, os primeiros indícios do desempenho do C44 são promissores, sendo este “superior ao C43”, seu antecessor de 2023.
“É definitivamente uma evolução”, afirma o finlandês, que pilotou seu novo carro durante a sessão matinal, das 10h00 às 14h00, horário local.
“A primeira sensação é boa, a correlação é a esperada. Acho que vamos trabalhar um pouco no ajuste fino nos próximos dias e encontrar cada vez mais potência”, disse Bottas.
2023 foi um ano decepcionante para Bottas
Após uma temporada decepcionante em 2023, a equipe optou por revisar o conceito do novo carro de corrida no ano passado, uma vez que haviam alcançado o limite de desenvolvimento do conceito anterior.
Portanto, foi ainda mais crucial para a equipe aproveitar ao máximo o primeiro dia de testes da nova temporada para explorar completamente o carro, como confirmado pelo piloto de 34 anos.
“Penso que o mais crucial é que não enfrentamos problemas logo na primeira manhã e já pudemos cobrir praticamente todos os aspectos. Isso é sempre um bom começo. E é o mais significativo no primeiro dia: sair, seguir em frente, sentir o carro. Assim que entrei no carro, a sensação inicial foi muito semelhante à que tive no simulador.”