A Fórmula 1 ainda não tem o grid definido para a temporada 2025. Com isso, rumores e especulações não faltam sobre as últimas vagas ainda disponíveis. Essa situação acaba gerando um debate envolvendo pilotos experientes e jovens que estão pedindo passagem na categoria.
Sobre esse assunto, um piloto holandês cravou um nome do atual grid que já está com a carreira acabada e deveria dar chances aos novos talentos do automobilismo.
O piloto holandês Tom Coronel acredita que Valtteri Bottas deveria deixar a Fórmula 1 e dar uma chance a um jovem piloto, argumentando que a carreira de Bottas “acabou”.
Após competir pela Williams e depois se juntar à Mercedes, onde conquistou 10 vitórias e terminou duas vezes em segundo na classificação de pilotos, Bottas mencionou que está desfrutando mais sua carreira como piloto da Sauber.
Péssima fase de Bottas vem gerando fortes críticas
Em declarações à Autosport durante as férias de verão, Bottas, que lançou um calendário audacioso (em mais de um sentido) e criou sua própria marca de gim, revelou: “Descobri uma maneira de me permitir tirar sarro de mim mesmo e não levar certas coisas muito a sério.
“Claro, sempre levarei as corridas muito a sério, mas, no final, somos todos apenas humanos. Sinto que é importante encontrar diversão em certas coisas e especialmente em si mesmo.”
No entanto, apesar dessa abordagem descontraída, Bottas tem enfrentado uma enxurrada de críticas, permanecendo na última posição da classificação de pilotos da F1 2024, em 21º lugar. Seus melhores resultados até agora foram dois 13º lugares consecutivos em Mônaco e no Canadá.
Embora seja possível argumentar que Bottas não é o único responsável, já que seu companheiro de equipe, Zhou Guanyu, também não pontuou nesta temporada, o piloto holandês Tom Coronel acredita que isso indica claramente que o tempo de Bottas na Fórmula 1 chegou ao fim.
Classificando as primeiras 14 corridas do finlandês com apenas “4,5”, o especialista holandês afirmou à revista Formule 1: “Podemos esperar mais de um piloto como Valtteri Bottas.
“É sempre difícil quando você passa do melhor time para o pior, mas eu preferiria ver um jovem talento ter essa chance.
“Bottas precisa parar, acabou! Zero pontos no campeonato mundial, é hora de sair!”
“Ele deveria fazer outra coisa. Voltar para a Finlândia, se divertir ou fazer vídeos engraçados, e deixar a vaga para alguém que precisa dessa experiência e oportunidade para crescer.”
Sabotando Drugovich?
Ele até acusou Bottas de ser o obstáculo que impede o campeão de Fórmula 2 de 2022, Felipe Drugovich, de conquistar uma vaga no grid de 2025, sendo o brasileiro um dos vários pilotos cogitados para a vaga na Audi.
“Agora ele está prejudicando as carreiras dos jovens”, acrescentou o especialista de 52 anos. “Por que Felipe Drugovich ainda não está correndo na Fórmula 1?”
“Bottas simplesmente não mostrou nada. Chamamos isso de envelhecimento. É como peixe e frutas: em algum momento começam a apodrecer.”
Apesar da falta de pontos, Bottas é supostamente o favorito para manter sua vaga na Sauber para a temporada de 2025, ao lado do recém-contratado Nico Hulkenberg. Zhou, Drugovich, o júnior da McLaren Gabriel Bortoleto e Mick Schumacher também estão na lista de candidatos.