Valtteri Bottas diz adeus na F1 passando uma vergonha histórica
A temporada 2024 certamente não deixará saudades em Valtteri Bottas. O finlandês está de saída na equipe Sauber, que já tem Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto confirmados para 2025. Com isso, o experiente piloto está sem carro na principal categoria do automobilismo mundial.
Para completar, o piloto encerra seu ano de despedida de uma forma vergonhosa. Bottas termina o campeonato mundial de pilotos sem somar nenhum ponto, zerado durante todo o ano.
Abandono após batida bizarra em Magnussen
O ato final de Bottas em 2024 veio de forma constrangedora. Durante a disputa do GP de Abu Dhabi, última do ano e vencido por Lando Norris, da McLaren, o finlandês que largou na 9ª colocação e tinha esperança de finalmente pontuar, viu o sonho terminar na volta 31.
Ao ser ultrapassado por Kevin Magnussen, da Haas, Bottas retardou a freada e acertou em cheio o carro do dinamarquês. Com a batida, o carro do finlandês teve um pneu furado e ainda a asa dianteira quebrada. Com isso, não restou alternativa para o piloto a não ser abandonar a prova, ficando sem pontos no campeonato.
Carreira do piloto na Fórmula 1
Foram 12 anos de carreira na Fórmula 1, competindo pelas principais equipes do automobilismo mundial. Com passagens pela Williams, Mercedes, Alfa Romeo e, atualmente, a Sauber – que se transformará em Audi em 2026 –, o finlandês deixou sua marca na categoria.
Sem dúvida, seu auge foi durante o período na Mercedes, ao lado de Lewis Hamilton. Embora nunca tenha disputado diretamente o título mundial, Valtteri Bottas alcançou feitos notáveis: venceu 10 corridas, largou 20 vezes na pole position e foi vice-campeão em 2019 e 2020.
Ao longo de sua trajetória na Fórmula 1, Bottas acumulou 247 largadas, subiu ao pódio 67 vezes e registrou 19 voltas mais rápidas. No total, somou impressionantes 1.757 pontos, consolidando sua posição como um dos pilotos mais consistentes de sua geração.