O término do relacionamento entre Esteban Ocon e Alpine, juntamente com a renovação de Sergio Perez com a Red Bull, reacendeu os rumores sobre as decisões que equipes e pilotos poderão tomar antes de 2025, ano em que muitos contratos expirarão. Entre os nomes presentes nessa longa lista está também Valtteri Bottas, atualmente na Sauber.
Os últimos rumores, especialmente de fontes finlandesas e australianas, sugerem um possível retorno do ex-piloto da Mercedes à Williams. No entanto, ainda existe a possibilidade de uma renovação com a Sauber antes que a equipe passe a ser controlada pela Audi em 2026. Enquanto a presença de Nico Hülkenberg já está confirmada para os próximos dois anos, o ocupante da segunda vaga ainda é um mistério.
Bottas sabe que precisa correr contra o tempo
No entanto, o tempo está se esgotando para o número 77 da Finlândia: “Acho que preciso tomar uma decisão rapidamente”, admitiu à mídia em Montreal. “Ainda não há nada confirmado ou assinado da minha parte, então não há grandes novidades desde a última semana. Estou avaliando todas as opções disponíveis e preciso agir o mais rápido possível. Não estou preocupado, mas as próximas duas ou três semanas serão interessantes.”
Uma opção é renovar com a Sauber, com a Audi assumindo em 2026, embora a decisão sobre um segundo piloto não pareça iminente. Essa postura contrasta com a pressa de Bottas: “Tenho a impressão de que, neste momento, querem mudar muita coisa na equipe”, comentou o finlandês, referindo-se à Audi.
“Provavelmente o mesmo vale para a escalação. Foi assim que interpretei a situação, e eles estão dispostos a esperar. Mas não posso esperar para sempre. Esta equipe ainda é uma opção, mas acho que não tenho tempo para esperar muito. É por isso que quero acelerar o processo.” – declarou o finlandês.