A Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, concluiu oficialmente a aquisição do Campeonato Mundial de MotoGP, conforme anunciado pela Dorna Sports na última segunda-feira (1).
Esta empresa de entretenimento dos Estados Unidos, que possui os direitos da Fórmula 1 desde 2016, agora será dona da Dorna, que tem sido a proprietária do MotoGP desde 1992, além de controlar o WorldSBK e o Mundial de MotoE. O valor do negócio é estimado em 4,2 bilhões de euros, aproximadamente R$ 22,7 bilhões.
Participação da empresa no negócio milionário
A Liberty Media está programada para adquirir 86% da participação no MotoGP, enquanto a administração da MotoGP manterá cerca de 14% de seu capital. Antecipa-se que a compensação para os vendedores será constituída por cerca de 65% em dinheiro, 21% em ações ordinárias da Série C Liberty Fórmula 1 e 14% em participação no capital retido pela gestão da MotoGP.
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio esportivo com a aquisição da MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media.
Compra precisa de aprovação
Prevê-se que a conclusão da aquisição ocorra até o final do ano, sujeita à obtenção das autorizações e aprovações necessárias das autoridades de concorrência e de investimento estrangeiro.
A confirmação do acordo foi adiada além do desejado por ambas as partes, uma vez que os termos já estavam acordados há algum tempo. De fato, o plano inicial era anunciar a mudança antes mesmo da etapa de abertura da temporada da MotoGP, no início de março.
Contudo, a potencial intervenção da entidade da Comissão Europeia encarregada de regular o mercado concorrencial levou a parte americana a pausar o acordo. Ainda está por ser visto como a Comissão Europeia irá reagir após analisar o caso.
Em 2006, a CVC buscava o controle tanto da Fórmula 1 quanto da MotoGP. No entanto, as autoridades antitruste da União Europeia obrigaram o fundo luxemburguês a se desfazer de seus interesses na MotoGP para concluir a aquisição da Fórmula 1.
Isso ocorreu porque o órgão regulador europeu considerou que uma única empresa proprietária de ambas as categorias não seria benéfica para a concorrência no mercado da União Europeia.
No ano de 2022, o último ano em que os registros comerciais estão publicamente disponíveis, a Dorna Sports registrou um volume de negócios de 474,8 milhões de euros, representando um aumento de 33% em relação ao ano anterior (2021). No ano de 2021, a empresa teve um prejuízo de 7,8 milhões de euros, devido aos impactos da pandemia.