Nesta segunda-feira (29), a McLaren anunciou a saída de David Malukas como piloto da equipe na Indy. Malukas foi contratado para a temporada 2024 após passar dois anos na Dale Coyne, porém, devido a um acidente de mountain bike em fevereiro, onde lesionou o punho esquerdo mais gravemente do que inicialmente previsto, ele não conseguiu estrear pelo time laranja. Isso o fez perder as três primeiras etapas do campeonato, incluindo a Corrida do Milhão no Thermal Club.
A expectativa era de que Malukas estivesse recuperado para o GP de Long Beach, mas infelizmente não estava apto para correr e também não participou da etapa no Alabama.
Como resultado, a cláusula em seu contrato, que o impedia de ficar ausente por mais de quatro corridas no ano, foi acionada, levando ao encerramento de seu vínculo com a equipe inglesa. Callum Ilott assumiu seu lugar em St. Pete e no Thermal Club, enquanto Théo Pourchaire foi escolhido para as outras duas etapas.
“Os últimos três meses foram desafiadores”, disse Malukas no comunicado de saída. “Me senti privilegiado por ter a oportunidade de pilotar pela McLaren, e lamento que nunca tenha se concretizado. Eu adoraria continuar representando a equipe e seus parceiros, que foram bons comigo. Aprecio tudo aquilo que fizeram por mim”, afirmou.
McLaren ainda não revelou o substituto
Após o anúncio, Malukas atualizou suas redes sociais, removendo sua afiliação como piloto da McLaren e sua foto de perfil. No entanto, a equipe ainda não divulgou quais pilotos competirão pelo resto da temporada até o momento.
Em relação às corridas válidas para o campeonato, Ilott terminou em 11º no GP de St. Pete, enquanto Pourchaire alcançou a mesma posição em Long Beach e ficou em 22º no Alabama.
O melhor desempenho da McLaren na tabela de classificação é de Pato O’Ward, que herdou a vitória na primeira etapa após a penalização da Penske e terminou as outras duas provas em 16º e 23º, respectivamente. O piloto mexicano ocupa a sexta posição na classificação, com Colton Herta liderando o campeonato.