Urgente: FIA anuncia detalhes do novo regulamento da F1 para 2026

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O futuro oficial da Fórmula 1 teve início. Nesta quinta-feira (6), a FIA divulgou, por meio de suas redes sociais, o regulamento técnico e as especificações dos novos carros que entrarão em vigor a partir da temporada 2026.

A expectativa começou a ser gerada pela entidade máxima do automobilismo já na quarta-feira (5). Em posts em seus perfis online, a FIA anunciou que hoje traria à luz os detalhes da tão esperada mudança para a principal categoria do automobilismo.

De acordo com o documento divulgado, o órgão governamental apresenta um futuro “mais competitivo, seguro e sustentável”, com a revelação do regulamento técnico que entrará em vigor a partir de 2026.

O novo regulamento foi desenvolvido em consultas com os Grupos de Trabalho Técnico da Fórmula 1 e formulado em colaboração com a própria F1, as dez equipes e as fabricantes de motores. A ratificação oficial do regulamento para 2026 ocorrerá no Conselho Mundial do Automobilismo em 28 de junho.

Os novos carros da F1 para 2026

A FIA divulgou as primeiras imagens conceituais dos possíveis carros da Fórmula 1 para a temporada de 2026, com as regras estabelecidas para serem aprovadas ainda neste mês.

Antes do GP do Canadá, a FIA esboçou os principais detalhes do conceito de carro “ágil” que será introduzido juntamente com as novas unidades de potência e a exigência do uso de combustível totalmente sustentável.

Os novos carros, apresentando aerodinâmica ativa, serão 30 kg mais leves que os modelos atuais e terão dimensões mais compactas, sendo mais curtos e estreitos. A distância entre eixos será reduzida de 3.600 mm para 3.400 mm, enquanto a largura dos carros passará de 2.000 mm para 1.900 mm. Além disso, a largura máxima do piso será reduzida em 150 mm.

Embora as rodas de 18 polegadas, introduzidas em 2022, sejam mantidas, a largura dos pneus dianteiros será reduzida em 25 mm e a dos traseiros em 30 mm, embora isso não deva resultar em uma perda significativa de aderência. Como parte do esforço para melhorar a capacidade de seguir outros carros, o downforce será reduzido em 30% e o arrasto em 55%.

Elementos aerodinâmicos como as asas móveis foram projetados para minimizar o efeito do ar sujo, prejudicial às corridas. Isso inclui uma asa dianteira mais estreita, a remoção dos arcos das rodas dianteiras e placas de controle de esteira nas laterais. Na parte traseira, haverá uma asa traseira ativa de três elementos, com placas terminais simplificadas, e a asa inferior será removida.

Os novos carros contarão com um piso parcialmente plano e um difusor de menor potência para reduzir o efeito de solo e tornar o desempenho menos dependente de configurações rígidas e de baixa altura de condução.

Além disso, elementos de segurança serão aprimorados, incluindo uma estrutura de impacto frontal de dois estágios e proteção reforçada contra intrusões laterais. As cargas do roll hoop serão aumentadas de 16G para 20G, e as luzes da placa final da asa traseira serão mais brilhantes.

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